Desenvolvimento

18 fev, 2019

Google Chrome tenta corrigir falha em modo anônimo

Publicidade

Ao navegar na internet, você certamente já usou o modo anônimo do Google Chrome. Ele é usado para visitar sites sem ser percebido ou sem que seu computador dê informações para empresas de propaganda e redes sociais, que têm a péssima mania de colher seus dados.

Porém, ao contrário do que muitos imaginavam, essa ferramenta, que pode dar a sensação de privacidade, não é realmente segura.

Falha do Glogle Chrome

De acordo com publicação do Canal Tech, que dá crédito à informação para a agência 9to5Google, o Modo de navegação anônima do Google Chrome há muito tempo tem uma falha que pode ser usada por desenvolvedores da Web para detectar se você está usando o modo secreto.

Agora, de acordo com um conjunto de novas alterações de código, o Google estaria finalmente tentando corrigir esse problema.

Para entender a gravidade da situação, basta pesquisar no próprio Google. Quando digitamos “como detectar o modo de navegação anônima”, surgem vários resultados. Desenvolvedores compartilharam as melhores maneiras de descobrir.

Alguns sites usam essa falha para bloquear usuários que estejam navegando de maneira anônima, pois eles não poderiam ser rastreados.

API

De acordo com um documento de design interno obtido pelo 9to5Google, uma vez que essa proteção está em vigor, o objetivo do Google será remover completamente a API FileSystem. A ideia é fazer isso com base em quantos usuários legítimos permanecem, enquanto aqueles que utilizam a falha para identificar os anônimos vão embora.

Quanto ao lançamento do recurso de prevenção de detecção de incógnitos do Chrome, o desenvolvedor responsável pelo projeto diz que pretende que ele chegue a partir do Chrome 74, antes de ser habilitado por padrão na versão seguinte (ou no Chrome 76).

Caso seja verdade, será possível disfarçar corretamente o modo de navegação anônima, ao ser detectado, usando o sinalizador #enable-filesystem-in-incognito a partir das versões do Chrome Canary nos próximos dias.