NOTÍCIA

GNOME cria repositório de extensões do sistema

Usuários do GNOME 3 ganharão novidades através de um novo projeto chamado “SweetTooth”, que permitirá que o usuário instale extensões do GNOME com apenas um clique.

Essas extensões serão totalmente criadas pelos usuários (e, portanto, não serão oficialmente suportadas pelo time de desenvolvimento do GNOME), mas só estarão disponíveis após um processo de análise e aprovação. Se aprovada, a extensão será publicada em http://extensions.gnome3.org/ (que ainda não está funcionando), e estará disponível para o uso.

Com o SweetTooth, a proposta é que a instalação de extensões para o GNOME 3 aconteça com apenas um clique, e sem a necessidade de reiniciar o ambiente para que as alterações entrem em efeito. Mais ou menos como acontece hoje com o Firefox e o Chrome, mas em uma escala bem maior.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como será o processo de instalação das extensões, além de mostrar como é simples subir novas extensões ou atualizá-las.

Ainda sobre o processo de aprovação de extensões, a página do SweetTooth deixa claro que apenas extensões com conteúdo impróprio ou código ruim serão reprovados. Não haverá qualquer regra sobre o que as extensões poderão ou não fazer além disso.

Por Paulo Graveheart

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil