Segundo uma pesquisa encabeçada pela Comissão de Privacidade da Bélgica, o Facebook monitora as atividades de seus usuários e até mesmo de quem está de fora da página.
O resultado obtido mostra que até mesmo quem não possui uma conta na rede acaba ficando dentro do radar da rede social a partir de alguns plugins sociais, como o próprio botão Curtir, e algumas outras artimanhas.
De acordo com o comitê, o Facebook acompanha todas as informações coletadas por cookies que são enviados pelo seu computador. E você nem percebe que isso aconteceu, porque as informações são obtidas a partir de outras páginas que possuem algum tipo de ligação com a rede, seja a partir de um complemento ou integração de contas. Basicamente, ele vasculha dados de navegação para acompanhar seu padrão de uso e comportamento.
Assim, você não precisa nem mesmo curtir a postagem ou coisa parecida – basta entrar em um site para que o Facebook saiba o que você está fazendo e que tipo de conteúdo está consumindo.
A descoberta não agradou os órgãos responsáveis pela privacidade na Internet na Europa. O continente possui leis bem rígidas em relação a isso e que proíbem o monitoramento das atividades dos usuários sem sua expressa autorização.
Isso tudo vai colocar a companhia sob investigação. Por enquanto, as autoridades europeias afirmaram que tudo ainda está em caráter preliminar, mas já adiantaram que ainda há muito para desenterrar nesse caso devido à complexidade com que o Facebook distribui essas informações e, sobretudo, as reúne.
Com informações de Canaltech