O Facebook está lançando o TechPrep, uma nova iniciativa em parceria com a empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company que visa a oferecer recursos como tutoriais, vídeos e games para que os pais possam ajudar seus filhos a seguirem em carreiras relacionadas à programação de computadores.
O TechPrep é indicado para aqueles que têm curiosidade sobre programação, mas não sabem por onde começar. Ele sugere serviços e gadgets baseados na idade das pessoas, suas habilidades e aquilo que elas procuram.
Adolescentes que estão começando a se interessar pela área, por exemplo, serão direcionados para conteúdos relacionados à linguagem de programação simples, como a Scratch. Adultos com pouca experiência que visitarem o site em busca de informações podem visualizar links relacionados a placas Arduino.
Embora o TechPrep seja uma fonte de recursos para todos os alunos, pais e encarregados pela educação interessados no segmento de tecnologia, o Facebook está focando inicialmente em comunidades onde há grandes populações de negros e latinos, uma vez que eles são considerados “minorias sub-representadas que até 2050 devem representar mais de 50% da nossa população [dos Estados Unidos]”.
A ideia do TechPrep surgiu de um estudo, conduzido pelo Facebook e pela McKinsey, sobre a participação de minorias nas carreiras de programação. O resultado indicou que 77% dos pais ou responsáveis não sabem como ajudar os filhos a conseguir um diploma na área. Em populações de baixa renda ou aquelas em que pais ou responsáveis não têm diplomas universitários, esse número aumenta para 83%. “Estamos criando iniciativas de curto, médio e longo prazo”, disse Maxine Williams, diretora global de diversidade do Facebook.
Com informações de Canaltech