Marketing Digital

23 abr, 2013

Facebook começa a testar formato de imagens WebP do Google

Publicidade

O Facebook iniciou testes com imagens WebP na rede social. O novo formato, desenvolvido pelo Google, tem como objetivo reduzir o tamanho das imagens sem prejudicar a qualidade, permitindo que haja uma economia considerável no tráfego de dados.

facebook_jpeg_webpjpeg à esquerda; WebP à direita.

Inicialmente, a novidade está disponível para um pequeno grupo de usuários do Facebook, e é exibida apenas nos navegadores Chrome e Opera, que suportam o novo formato. Assim que é feito o upload da imagem, os servidores da rede social a convertem para WebP e passam a exibi-la assim para os navegadores que a suportam.

Mas os usuários não estão gostando muito da novidade. Como o WebP ainda é novo, o número de aplicativos desktop que o suportam é muito pequeno. O fato tem gerado a insatisfação dos usuários, uma vez que muitos gostam de baixar as imagens encontradas na rede social, fazer montagens sobre elas e, depois, enviá-las novamente. Com a falta de suporte, eles sequer conseguem abri-las em seus programas de edição de imagens.

Para evitar que o Facebook exiba as imagens no novo formato, os usuários são obrigados a acessar a rede social através do Internet Explorer, do Firefox ou do Safari. Assim, as imagens originais, em JPG, são exibidas normalmente.

Com informações de Techtudo