NOTÍCIA

Estudo aponta que Facebook é uma rede de contágio emocional

Ele pegou como referência mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com dados meteorológicos por cidades.

Segundo um estudo feito por pesquisadores das universidades de Yale e de San Diego, o Facebook não é somente uma rede social que conecta pessoas, mas é também uma ferramenta capaz de contagiar as emoções.

facebook

Publicado na revista científica “PLOS ONE”, o artigo foi feito em parceria com os funcionários do Facebook. Ele pegou como referência mensagens de milhões de usuários da rede social e os relacionou com dados meteorológicos por cidades. Os resultados mostraram que nos dias de chuva o número de publicações no Facebook com expressões positivas cai 1,19%, e as mensagens negativas aumentam em 1,16%.

“Embora os efeitos sejam pequenos, o seu significado estatístico é o que importa”, constataram os autores do estudo intitulado “Detecting Emotional Contagion in Massive Social Networks” (algo como “Detectando contágio emocional em redes sociais de massa”).

A análise também revisou o impacto que essas publicações tinham no Facebook na rede de contatos dos usuários e achou que “por cada pessoa afetada diretamente, a chuva altera a expressão emocional de entre uma e duas pessoas mais”, mesmo que faça bom tempo no lugar onde mora.

Além disso, o estudo determinou que as emoções positivas se amplificam mais facilmente que as negativas pelo Facebook, e que estas são especialmente contagiosas em períodos de férias e fins de semana, especialmente em datas como Natal, Ano Novo, São Valentim (Dia dos Namorados nos EUA), 4 de julho (Independência dos Estados Unidos) e Ação de Graças.

Com informações de Info

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters e no Instagram/Threads @portalimasters

Ver perfil