Empresas brasileiras ainda enfrentam desafios com segurança na nuvem
De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Trend Micro, intitulada “Cloud Security Survey Global”, o percentual de empresas que reportaram falhas de segurança de dados ou problemas com seu serviço de nuvem aumentou de 43%, em 2011, para 46%, em 2012,
A pesquisa, realizada anualmente e que, pela primeira vez, traz dados do Brasil, ouviu 1.400 tomadores de decisão de TI dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Índia, Canadá, Japão e Brasil. Um dos resultados constatados foi que a Índia teve a maior incidência de falhas ou questões de segurança e perda de dados (67%), seguida pelo Brasil (55%). Quando analisado ano a ano (comparação 2011/2012), a Índia também apresentou o maior aumento de falha ou questão de segurança (12%), seguida pelo Japão (7%) e Canadá (6%).
O Japão foi apontado como o país com menor taxa de adoção de computação na nuvem (46%, em 2012), além de apresentar os menores números em uso de VDI (Virtual Desktop Infrastructure – vitualização de estrutura de desktop), e nuvem pública e privada. O Brasil aparece um pouco abaixo da média global de adoção de cloud computing↳Cloud30 conteúdosGerenciamento de infraestrutura multicloud com Kubernetes proporciona otimização e economiaDevSecOps · set 2021Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce em cloud computingDevSecOps · ago 20245 tendências da computação em nuvem para as empresasDevSecOps · abr 2022Ver tudo em DevSecOps →, com 56%.
O levantamento também revelou que a segurança não é a grande inibidora das implantações da cloud, já que desempenho e disponibilidade também estão entre as principais preocupações dos CIOs – 50% dos entrevistados indicaram essas opções como barreiras.
No Brasil, ao serem analisadas as distintas modalidades, a taxa de adoção de nuvem pública é de 46% e de nuvem privada é de 47%. Em termos de virtualização de servidores, a taxa brasileira é a mais baixa entre os países pesquisados – 50%.
De acordo com Miguel Macedo, diretor da Trend Micro no Brasil, o setor está em crescimento no Brasil, o que justificou a entrada do país na pesquisa. “As empresas brasileiras continuam investindo em segurança tradicional, mas já entenderam que os dados são móveis e precisam de uma proteção robusta que os acompanhe, independentemente de onde estejam.”
O resumo executivo dos resultados da pesquisa pode ser visto aqui (pdf).







