IoT e Makers

20 jul, 2018

Concurso Cultural do Instituto Criativo de Educação incentiva cultura maker

Publicidade

O Concurso Cultural Prêmio Instituto Criativo de Educação, Criatividade e Inovação é a maior premiação educacional do Brasil que apresenta projetos educacionais criativos e inovadores de educadores e estudantes de todo o Brasil. O Concurso Cultural foca em projetos que utilizem aprendizado maker e é gratuito. As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro.

Além das categorias de Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, o Concurso Cultural traz a novidade das categorias Xadrez e Hipnoterapia.

Logo do concurso cultural

O objetivo do Concurso Cultural é apresentar os projetos brasileiros que são capazes de solucionar problemas do dia a dia, de forma autêntica, criativa e inovadora. Ele também tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos educacionais de excelência com criatividade, reflexão e inovação. Tudo isso por meio do aprendizado maker. Por pensarem “fora da caixa”, eles centram o aprendizado do conhecimento no estudante, no intuito de compartilhar conhecimentos e ideias para a transformação das pessoas na sociedade.

O Comitê Gestor conta com educadores da FE-USP, da Escola de Negócios do Sebrae, da Unicamp, da Fatec, da OMNI, de outras instituições públicas e privadas do ensino básico e superior no Brasil e de especialistas em xadrez.

“Precisamos transformar nossos estudantes em profissionais que conseguem desenvolver suas capacidades e resolver propostas que os computadores não conseguem. Sobreviverão apenas os profissionais que se destacarem com raciocínio lógico, pensamento crítico e liderança somadora. Aqueles cujas soluções abranjam o conhecimento mais qualitativo, criativo e inovador, um passo à frente! É isso, podemos construir desde agora essa forma de aprendizado”, explicou a presidente do Instituto Criativo, Lucy Mari Tabuti.

Premiação

Os finalistas de cada categoria serão anunciados pelo Instituto Criativo. A premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, às 19h no Memorial da América Latina, em São Paulo. Todos os participantes ganharão capacitação online. Os finalistas receberão também capacitação presencial e os ganhadores, estatuetas. Já o projeto de educação mais criativo e inovador será premiado com um tour educacional pela Finlândia.

O regulamento e mais informações sobre o Concurso Cultural está disponível no site do concurso.