Cloud Computing

28 mai, 2019

Cloud domina 75% dos investimentos em CRM

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Dos gastos com sistemas de gestão de relacionamento com cliente (CRM) em 2019, maior parte será destinada a softwares na nuvem. A informação é da consultoria Gartner. Plataformas SaaS são prioritárias para empresas que precisam reduzir custos e aumentar produtividade. A opinião é de Gustavo Paulillo, do Agendor.

Considerada uma das tendências de maior impacto no mercado de tecnologia, a migração para a nuvem chegou com força à gestão de com clientes. Globalmente, cerca de US$ 42 bilhões devem ser investidos pelas empresas em plataformas de CRM. Essas plataformas são hospedadas na nuvem, operando no modelo de software como serviço (SaaS).

Investimentos em CRM

Ou seja, isso representa aproximadamente 75% de todo o gasto com CRM previsto para este ano. As estimativas são da consultoria Gartner. Em países como o Brasil, onde reduzir custos e aumentar a produtividade têm sido necessidades recorrentes das empresas, a adoção de plataformas SaaS é prioridade.

“Com custo acessível, sistemas em nuvem agilizam a comunicação entre os usuários e permitem que a atualização de dados esteja disponível para todos em tempo real”. A opinião é de Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, plataforma SaaS de gestão comercial e CRM.

Em sistemas como o Agendor, as empresas podem centralizar os dados dos clientes. Por estarem hospedados na nuvem, esses softwares permitem que vendedores e gestores comerciais acessem informações sobre as negociações em andamento a qualquer momento e de qualquer lugar – seja no computador, seja pelo celular.

Sistemas de gestão

Dentre os vários tipos de sistemas de gestão de relacionamento com clientes, os focados em vendas estão migrando mais rapidamente para a nuvem. Segundo a Gartner, 84% dos investimentos das empresas em CRMs de vendas neste ano serão destinados a plataformas SaaS como o Agendor.

“Prospecção de clientes e vendas são atividades que envolvem várias áreas das empresas e muitos funcionários”, explica Paulillo. Outra vantagem das plataformas SaaS é a segurança das informações. Um sistema de CRM local demanda manutenção e está sujeito a perda de dados. Já um CRM hospedado na nuvem utiliza a infraestrutura de gigantes da tecnologia, como Google e Amazon.

O segmento de CRM se tornou o maior mercado de software do mundo em 2017. O movimento financeiro chega a US$ 39,5 bilhões no ano, superando o de sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMSs). Com a demanda aquecida pelo serviço, a expectativa do Agendor é dobrar de tamanho.