Desklets, um novo protetor de tela e um gerenciador de componentes Spices estão entre as maiores novidades no Cinnamon 1.8. Como os plasmoids do KDE e os widgets do Android, os desklets podem ser posicionados no background de uma tela desktop para exibir informação. A nova versão inclui três desklets padrões: um lançador, um relógio e um quadro de foto; outros desklets desenvolvidos pela comunidade estão disponíveis no site do projeto.
Como applets, extensões e temas, os desklets são considerados “Spices” do Cinnamon que podem ser instalados e gerenciados usando um programa dedicado. O centro de controle do Cinnamon agora inclui módulos de configuração para todos os componentes que o ambiente desktop adotou do projeto GNOME; logo, usuários do Cinnamon não precisam mais ter o centro de controle do GNOME disponível. O novo protetor de tela permite que os usuários exibam mensagens quando travada, por exemplo, para deixar mensagens que digam a razão para sua ausência e seu tempo estimado de retorno.
Aprimoramentos no gerenciador de arquivos Nemo foram realizados para melhorar a integração do Nemo dentro do desktop Cinnamon. A barra lateral agora é fácil de esconder e é mais rápido de mudar entre locais e árvore de visualização dentro da barra lateral. Esses e outros recursos são discutidos em detalhes no anúncio do Cinnamon 1.8.
Patrocinado principalmente pelos desenvolvedores do Linux Mint, a nova versão do Cinnamon deve ser o desktop padrão do Linux Mint 15, que deve ser lançado em algumas semanas.
Com informações de The H