De acordo com uma pesquisa do site Pingdom, referente a março de 2013, o Chrome continua dominando o mercado dos navegadores, e com uma margem maior em relação aos anos anteriores.
A pesquisa revelou que o browser do Google conta, hoje, com 37% do mercado mundial de browsers (somando todas as versões), deixando ainda mais para trás os rivais Internet Explorer (30%) e Firefox (21%). O Safari e o Opera registraram participação de 9% e 1%, respectivamente.
Entretanto, os dados mais surpreendentes do estudo são os regionais, principalmente os da América do Sul. Enquanto globalmente a diferença entre os dois líderes é de 7%, no Brasil e nos países vizinhos ela salta para 39%. O Chrome tem 59% da parcela de mercado, enquanto o IE fica com apenas 20%. O Firefox, por sua vez, tem 18%, enquanto o Safari tem 2% e o Opera nem aparece entre os cinco mais utilizados.
Na América do Norte, o IE ainda domina, com 39% do mercado, contra 28% do Chrome. Já na Europa, o domínio é do navegador do Google, com 35%, seguido do Firefox, com 28%, e o Internet Explorer, com 25%. O cenário europeu de líder e vice-líder se repete na África, onde a parcela do Explorer é ainda menor: 18%, contra 39% do navegador do Google e 37% do Firefox.
Com informações de Info