DevSecOps

21 jan, 2016

Chip de silicone pode monitorar cérebro e se dissolver sozinho

Publicidade

Parece que chegamos ao futuro em que chips podem ser implantados em cérebros. Cientistas da Universidade de Illinois, nos EUA, criaram um microchip para ajudar médicos a monitorarem pacientes que sofreram lesões cerebrais recentes ou foram submetidos a cirurgia cerebral.

Menor do que um grão de arroz, o chip é composto de folhas de silício finas e biodegradáveis. Durante várias semanas após o implante, ele faz medições contínuas de inchaço, pressão e temperatura intracraniana. Nesse tempo, ele está sendo lentamente dissolvido pelo líquido cefalorraquidiano até que, eventualmente, todos os átomos de silício serão reabsorvidos pelo seu corpo.

Leia mais:

Nessa pesquisa da Universidade de Illinois, os cientistas testaram o desempenho do chip em ratos, e eles descobriram que ele é comparável aos equipamentos modernos de tecnologia para monitoramento do cérebro.

A equipe acredita que o chip vai oferecer aos médicos uma ferramenta de monitoramento de cérebro muito menos invasiva que as atuais, reduzindo o risco de infecção pós-cirurgia. Os cientistas afirmaram que, futuramente, o sensor pode ser modificado para monitoramento de tecido cerebral mais profundo ou para diferentes órgãos do corpo humano.

Com informações de Nature