Notícias

7 jun, 2022

Catho migra toda estrutura do site para nuvem AWS

Publicidade

Sempre investindo em tecnologias de ponta para aprimorar seu desempenho e reforçar seu posicionamento como uma empresa tech, a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, migrou toda a sua estrutura para servidores em nuvem. O ambiente escolhido para armazenar todas as informações da empresa foi a Amazon Web Services (AWS). Com a mudança, o marketplace visa ter mais agilidade na entrega de novos recursos e produtos, com menor esforço de manutenção de todo o parque tecnológico, além de poder lançar mão de outros recursos da nuvem para garantir um acesso mais rápido à plataforma.

Desde 2016, a Catho atua parcialmente em ambiente AWS, com todos novos projetos sendo concebidos em nuvem, além de espelhar todo ambiente para fins de contingência e continuidade do negócio. Recentemente, a empresa ainda migrou 100% das suas informações para a nuvem visando acelerar a entrega de valor aos usuários através do uso de serviços e soluções disponíveis para os mais variados casos de uso, e poder fazer uso de estruturas que aumentam ainda mais a resiliência da plataforma.

“Com a mudança do novo modelo de negócio, onde usuários têm acesso às vagas também de forma gratuita, era esperado um aumento exponencial no uso da plataforma, nesse caso passou a ser fundamental ter uma infraestrutura com capacidade de se adaptar a esse novo perfil de carga sem que houvesse perda de desempenho e qualidade para os clientes. Então, decidimos, antes mesmo de oferecer a gratuidade, iniciar a migração de todas as informações para a nuvem com o objetivo de manter a agilidade nas entregas e permitindo um controle mais dinâmico da capacidade da infraestrutura em relação à demanda de uso dos clientes, com tendência a crescerem cada vez mais, o que realmente aconteceu”, declara Eber Duarte, CTO da Catho. “Conseguimos concluir toda a migração antes do momento de mais alta sazonalidade de uso da plataforma, o que possibilitou suportar, sem dificuldades, um número de novos cadastrados superior em pelo menos dez vezes o tráfego no mesmo período no ano anterior”, revela.

Coordenada pelo time de infraestrutura da Catho, a jornada de migração contou com o apoio e mobilização, desde o projeto até a execução, de mais de 100 profissionais. A adoção da AWS pela Catho aconteceu ao longo de anos, o que possibilitou a capacitação dos times de tecnologia para garantir os conhecimentos necessários para esse novo cenário, desta forma não foi necessária nenhuma mudança ou extinção de setores já existentes na empresa.