DevSecOps

4 jan, 2016

Brechas de segurança são a maior preocupação dos administradores de TI

Publicidade

Entre as principais preocupações dos administradores de TI, a que figura em primeiro lugar é a segurança. De acordo com uma pesquisa aplicada nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil e América Latina, solicitada pela Paessler AG, especialista em monitoramento de rede, 58% dos responsáveis por departamentos de TI consideram as brechas de segurança uma “questão relevante” ou “com alguma relevância” – estimativa superior a outras preocupações comuns, como performance, disponibilidade ou problemas com o hardware.

Durante a pesquisa, realizada no segundo semestre de 2015, os entrevistados foram solicitados a identificar as áreas mais críticas do departamento. Além das lacunas de segurança, estavam incluídos: problemas de hardware, garantia de tempo de atividade de rede (52%), aumento do uso da largura de banda (48%), shadow IT (TI invisível), disponibilidade do servidor de e-mail, servidor hang-ups, ganhos ambientais, desempenho do site, máquinas virtuais, desempenho do banco de dados, qualidade de som VoIP e do streaming de vídeos, e backups. Todos esses problemas podem ser resolvidos com o auxílio do monitoramento de rede.

Leia mais:

Entretanto, ao admitirem que os problemas com segurança a preocupação são o número um dentro dos departamentos de TI, os administradores demonstram acreditar que a rede não esteja recebendo proteção suficiente, e que é necessário redobrar a cautela.  “Antes de tudo, é necessário ter a visão global da rede, e de tudo o que está conectado a ela, para que se possa elaborar um plano completo de segurança”, disse Jürgen Thiel, gerente de desenvolvimento de negócios para o Brasil da Paessler AG.

Na luta contra invasores mal-intencionados, o software de monitoramento de rede pode ser tornar uma arma poderosa, pois, ao fornecer informações completas sobre a rede, a ferramenta ajuda na elaboração da estratégia de segurança, facilitando o uso preciso e adequado dos outros produtos de segurança comuns. Uma vez instalado, o software é capaz de visualizar as soluções de segurança, garantindo que elas estejam online e, simultaneamente, buscando atividades estranhas ou fora do radar.

“A participação de brasileiros na pesquisa é importante e aponta questões comuns a todos os administradores de TI em âmbito mundial. Cada vez mais, vírus, malwares e outros invasores maliciosos aparecem, tentando explorar os diversos níveis da infraestrutura, buscando pontos frágeis onde se instalar. Nesse contexto, conhecer a rede a fundo é uma vantagem ao sistema de segurança – e o monitoramento de rede desempenha essa função perfeitamente”, considerou Jürgen Thiel.