Desenvolvimento

20 fev, 2019

Bootstrap 5 deverá substituir completamente jQuery

Publicidade

A equipe do Bootstrap está próxima de remover completamente o jQuery de sua estrutura em favor do JavaScript. O Bootstrap é uma estrutura de código aberto para soluções móveis responsivas na web.

O time de desenvolvedores da empresa lançou recentemente a versão 4.3 do framework com seus planos para remover o jQuery. “Estamos trabalhando nisso há muito tempo e temos uma solicitação em andamento e quase concluída”, escreveu a equipe no blog .

Essa mudança está em andamento desde 2017. Depois que a nova versão do Bootstrap for lançado sem esse framework, os desenvolvedores ainda poderão usar o plugin se for detectado, explicou a equipe.

Bootstrap sem jQuery

A mudança para remover o jQuery gerou muita controvérsia na comunidade de desenvolvimento. Segundo a agência SD Times, um desenvolvedor que não foi identificado disse que “Todo esse esforço parece ter um benefício duvidoso para mim”. E acrescentou que “enquanto antes era ‘jQuery for Everything’, agora parece ser o contrário: ‘remove jQuery from Everything’.”

Outro desenvolvedor disse ao SD Times que o jQuery “é ‘lento’, se comparado a outros frameworks que agora usam o Shadow Dom e podem ser substituídos por recursos nativos do JS – o que há para não gostar dessa mudança?”

jQuery

JQuery é um framework e não uma línguagem de programação, como muitos leigos confundem. O principal objetivo desse framework (como todos os outros) é ajudar os desenvolvedores na produção do código, facilitando o uso das ferramentas de desenvolvimento.

JQUERY tem uma grande quantidade de funções criadas para facilitar a vida de quem desenvolve em JavaScript.

Desconectar

Assim como o Bootstrap, muitas outras empresas têm pensado em se desconectar do jQuery. O hub packtpub publicou que no ano passado, o GitHub removeu esse framework do front-end, por causa da rápida evolução dos padrões da Web e da suposta perda de relevância do jQuery ao longo do tempo.