Desenvolvimento

26 mar, 2019

Asus: 1 milhão de usuários sofrem ataques de hackers após falha em software

Publicidade

Hackers teriam atacado cerca de 1 milhão de usuários de computadores da Asus. Segundo a Kaspersky, empresa de segurança cibernética, os criminosos conseguiram realizar os ataques por causa de uma brecha na ferramenta de atualização de software da Asustek.

O ataque teria ocorrido entre junho e novembro de 2018, segundo a Kaspersky e foi descoberto no começo deste ano. O hack teria atingindo mais de 1 milhão de usuários ao redor do mundo. Segundo a agência de notícias Reuters, a Symantec, concorrente da Kaspersky, confirmou o ataque contra os usuários da Asus.

A porta-voz da Symantec, Jennifer Duffourg, disse, segundo a agência:  “Com base em nossas análises, atualizações corrompidas foram disseminadas pelo servidor de atualização da Asus entre junho e outubro de 2018. Estas atualizações foram assinadas digitalmente com dois certificados da Asus.

Ataques nos computadores Asus

Ainda segundo a agência Reuters, mais de 57 mil usuários da Kaspersky instalaram a versão com brechas de segurança do Live Update, segundo as informações da empresa.

A Kaspersky diz que informou a Asustek, no fim de janeiro deste ano, sobre os ataques ocorridos, que teriam sido direcionados para um grupo desconhecido de usuários, identificados pelos endereços MAC de seus adaptadores de rede.

Os cibercriminosos teriam conseguido usar um servidor comprometido da fabricante para atacar as centenas de milhares de computadores. Com o ataque, teria sido possível o roubo de dados e arquivos.