Mobile

9 mai, 2019

Desenvolvimento mobile: o que você precisa saber para criar seus primeiros apps

100 visualizações
Publicidade

Uma das áreas que mais cresceu nos últimos anos no mercado de tecnologia foi o desenvolvimento mobile. A quantidade de aplicativos disponíveis tanto na App Store, quanto no Google Play é gigantesca, e a cada dia surgem novos apps de todos os tipos que você pode imaginar.

Porém, ao contrário do que muita gente imagina, desenvolver aplicativos móveis demanda muito esforço e estudo.

Veja a seguir conceitos importantes que você precisa compreender para se manter atualizado no desenvolvimento mobile e caminhar na direção certa para se tornar um profissional reconhecido nessa área.

Compreenda os híbridos

Se você está acostumado e confortável realizando desenvolvimento mobile nativo essa é a hora de voltar suas atenções para o desenvolvimento mobile híbrido.

Esse framework torna possível a construção de aplicativos usando C#, HTML5, CSS3 e JavaScript, posteriormente realizando a transferência desse código para a sua plataforma nativa.

Escolha uma linguagem

Invariavelmente você vai ter que escolher qual a linguagem de programação que será utilizada. A plataforma que domina o mercado atualmente é o Android, o que faz com que a maioria dos desenvolvedores acabe escolhendo essa como plataforma para desenvolver seus primeiros trabalhos.

Se essa for a sua opção, você tem um leque de opções bem interessantes que vão além do Java, que deixou de ser padrão para o desenvolvimento mobile.

Atualmente, a linguagem oficial de desenvolvimento para Android é Kotlin, então vale muito a pena se aprofundar nessa linguagem.

Se o seu desejo é o desenvolvimento de apps para iPhone, então a linguagem que você deve estudar é Swift.

Estude bancos de dados

Independente da plataforma e da linguagem que você escolheu para desenvolver seus apps, suas aplicações vão consumir e gerar um grande volume de dados que precisam ser armazenados em algum lugar.

Mesmo que as aplicações móveis consigam armazenar uma quantidade de dados, bancos de dados são muito mais seguros e profissionais, então se você quer levar o desenvolvimento mobile como profissão, vai ter que estudar bancos de dados.

Existem várias opções disponíveis no mercado, como Oracle, SQL Server e MySQL e você vai ter que conhecer as mais indicadas para cada tipo de projeto.

Além dessas opções de bancos de dados já bastante conhecidas, uma das principais tendências para os desenvolvedores mobile atualmente é o Firebase, então conhecer mais sobre essa e outras alternativas de bancos de dados não-relacionais, como o MongoDB.

Pense sempre no usuário

Pode até parecer muito simples, mas muitos desenvolvedores iniciantes e experientes ainda cometem esse erro: focam seu trabalho apenas em suas preferências pessoais, sem levar em conta em nenhum momento o que o usuário espera e precisa ao utilizar o seu app.

A verdade é que os gostos e preferencias do desenvolvedor têm pouca ou nenhuma importância quando o assunto é desenvolvimento de aplicativos mobile.

Você, desenvolvedor, precisa ter em mente que o seu app será utilizado por pessoas que muitas vezes não tem um nível avançado de interação com informática, então o seu app tem que ser o mais simples possível.

UX não é apenas um termo descolado que está na moda atualmente, mas é a chave para que o seu projeto seja aceito pelos usuários e possa evoluir com o tempo e com a ajuda do público-alvo.

Utilize sempre a tecnologia mais moderna

Você pode até pensar que no mercado de desenvolvimento mobile, assim como em qualquer outro, tempo é dinheiro, mas esse pensamento pode acabar saindo como um verdadeiro tiro no pé.

Muitas vezes você vai se sentir tentado a entregar os códigos do app que está desenvolvendo rapidamente, e isso até pode parecer inteligente no início, mas com a velocidade com que os produtos digitais e de tecnologia mudam, é preciso estar sempre atento.

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do projeto precisa sempre estar alinhada com o público que o seu cliente (ou você mesmo) desejam alcançar.

Quando essa atenção é deixada de lado, as chances de que em pouco tempo será necessário investir mais tempo e dinheiro no projeto são muito grandes.

Tenha um decisor na equipe

Quando você começa a desenvolver apps para seus clientes é comum que surjam alguns conflitos entre outras áreas envolvidas no projeto.

O pessoal do marketing vai sugerir mudanças que favoreçam seu trabalho, e o mesmo vai acontecer com a equipe de atendimento ao cliente, e assim por diante.

Nessa hora é preciso ter alguém que seja o “dono” do projeto, aquela pessoa que vai tomar as decisões quando esses e outros tipos de impasse surgirem.

Conclusão

O mercado de desenvolvimento mobile é extremamente vasto, ao passo que o número de pessoas que realiza todo tipo de tarefa através de smartphones e tablets cresce, criando uma grande rede de possibilidades para quem decidir se especializar nessa área.

Dominando conceitos como os abordados nesse artigo você garante que seguirá no caminho certo para ser um profissional de excelência no desenvolvimento mobile.

***

Artigo produzido em parceria com a equipe do site www.oblige.com.br.