Hoje encerramos o nosso guia de 13 passos para um app de sucesso.
Continuamos a partir da parte da parte 3
3. Wireframe, Mockup, Protótipo
O wireframe não é a mesma coisa que um mockup, e o mockup não é prototipagem!
App Wireframe
O wireframe é um esboço de como o aplicativo vai se parecer.
Mockup do aplicativo
Uma maquete tem imagens e cores animadas.
Protótipo de aplicativo
Um protótipo permite que os usuários realizem ações como pressionar um botão e interagir com o aplicativo.
Aqui está um exemplo de um wireframe, mockup e protótipo.
Investir tempo nesta etapa pode economizar tempo e dinheiro! Outro motivo importante para passar por este passo é que você vai aprender! Você ganhará clareza e acelerará a validação do mercado!
As razões pelas quais você deve projetar seu aplicativo são:
- É divertido e você aproveitará o processo
- É muito mais rápido alterar o design do que alterar o código
- Horas de desenhista são geralmente menos caras do que horas de desenvolvedor
- Você pode fazer por si mesmo se quiser
Existem várias ferramentas que você pode usar para essa finalidade. Alguns exemplos aqui:
- Sketch
- Invision
- Moqups
- Pegue feedback com clientes
Agora que você tem seu protótipo pronto, você pode conduzir a primeira rodada de feedback do cliente! Mostre para amigos e clientes em potencial. Aqui algumas maneiras você pode isso:
- Mostrar o aplicativo para os fundadores de startups em espaços de coworking
- Compartilhe com a família e amigos
- Ir para eventos de encontro
- Mostre para clientes reais
- Anuncie o produto no Facebook, LinkedIn e Twitter. Você pode obter créditos gratuitos para isso.
- Vá para eventos de Pitch
Quer saber mais sobre o feedback do cliente?
Leia este artigo:
41 Ways to Get Customer Feedback
Assista a este video (min 2:54)
Com base no feedback recebido, você precisa revisar sua ideia e seus protótipos Realize este loop até ficar confortável com os resultados e passar para a próxima etapa.
- Backend do aplicativo
Agora estamos prontos para começar a codificar o aplicativo!
Aplicativos móveis são como um iceberg! Há uma peça que os usuários podem ver e uma peça invisível.
- Os usuários podem ver = frontend
- Os usuários não podem ver = backend
De um modo geral, a maior parte do desenvolvimento se concentrará no backend. Digo isto, visto que o back-end executará a maioria das regras de negócios, armazenará / recuperará dados e gerará as APIs.
Existem dois caminhos principais para criar um backend:
- Use uma plataforma de backend as a service (BaaS)
- Codifique um backend personalizado do zero
BaaS – Backend como uma plataforma de serviços
Uma ótima maneira de acelerar a criação de backend é usar plataformas para acelerar o desenvolvimento. Usando um serviço de backend, você poderá automatizar tarefas repetitivas como autenticação, login social, backup de dados e outros. Os principais benefícios de usar um backend como serviço são:
- Velocidade – Reduza o tempo para o mercado
- Custo – Menos horas de engenharia
- Infraestrutura – Não precisa se preocupar com o gerenciamento de nuvem
Tomemos, por exemplo, um aplicativo de namoro. Aqui está o quanto você pode economizar usando o serviço de backend.
Integração social
- Tempo de preparação: 16 horas
- Tempo de desenvolvimento: 16 horas
- Custo / hora: US $ 25
- Custo Total: $ 800
- Valor Economizado com o serviço de backend: $ 800
GPS e GeoFences
- Tempo de preparação: 08 horas
- Tempo de desenvolvimento: 80 horas
- Custo / hora: US $ 25
- Custo total: US $ 2.200
- Valor Economizado com o serviço de backend: $ 2.200
Enviar notificações push
- Tempo de preparação: 40 horas
- Tempo de desenvolvimento: 480 horas
- Custo / hora: US $ 25
- Custo total: US $ 13.000
- Valor Economizado com o serviço de backend: US $ 13.000
Assim, reduzir os custos totais do projeto e acelerar o tempo de entrada no mercado são duas razões convincentes para um backend como uma plataforma de serviços.
Aqui estão algumas opções que você pode começar:
Gostaria de saber mais sobre como um backend como serviço pode economizar seus custos de desenvolvimento? Por favor, leia o artigo abaixo:
Como tornar seu aplicativo compatível com GDPR ou LGBD
Outra consideração que você precisa ter em mente é como criar um aplicativo compatível com GDPR ou LGBD. Se o seu aplicativo vai armazenar dados de usuários da União Europeia, você deve estar em conformidade com o GDPR. Se for do Brasil, com a LGBD. Os serviços de backend ajudarão você a fazer isso e a acelerar todo o processo. De um modo geral, um serviço de backend irá fornecer-lhe um DPA – Data Processing Addendum e atuará como o processador de dados. O proprietário do aplicativo atuará como um controlador de dados. As vantagens de usar um backend como serviço para GDPR são:
- O proprietário do aplicativo atuará como controlador de dados
- Terceirizar as responsabilidades do Processador de Dados para o serviço de backend
- Configurações de segurança / privacidade pré-configuradas no lado do servidor
Por exemplo, no Back4app, alocamos a maior parte de nossa equipe de engenharia por cerca de 60 dias para redefinir a estrutura de backend para atender aos requisitos do GDPR. Então, é possível fazer isso sozinho, mas o tempo e o esforço necessários serão substanciais. Não é uma tarefa fácil e, em particular, para pequenos projetos, será muito difícil que esse investimento seja recompensado.
Você pode baixar um exemplo de DPA abaixo:
Desenvolver um backend customizado
A principal vantagem de um backend personalizado é a flexibilidade que ele oferece. A desvantagem é o custo mais alto em comparação a um serviço de back-end e maior tempo de desenvolvimento até que você inicie seu MVP.
Se você decidir escolher esse caminho, aqui estão algumas linguagens de programação usadas com freqüência:
- Node.JS – Alguns projetos famosos são, LinkedIn, Netflix, Uber
- Python – Algumas empresas bem conhecidas usando Instagram, Spotify, Dropbox
- Ruby on Rails – Alguns dos grandes exemplos são Airbnb, Shopify, Bloomberg
6. App Frontend
O frontend do app desempenha um papel fundamental no sucesso do seu aplicativo! Um app de sucesso requer recursos funcionais, limpos e atraentes para aumentar o interesse! A primeira decisão que você precisa tomar é se desenvolverá um app nativo, hibrido ou web.
Os aplicativos nativos funcionam nos sistemas operacionais dos dispositivos e exigem acesso total ao hardware e funcionalidades. Os principais benefícios dos aplicativos nativos são a velocidade; eles trabalham off-line e têm a melhor aparência e experiência de uso. Os aplicativos da Web não têm acesso ao hardware e têm uma funcionalidades mais limitadas. Os principais benefícios são o rápido tempo de comercialização, o baixo custo de desenvolvimento e não há necessidade de download. Aplicativos híbridos têm uma visualização da Web que é executada dentro do aplicativo nativo. Esta imagem é útil para destacar as diferenças.
Aplicativos da web
Vantagens
- Tempo rápido para o mercado
- Menos caro
- As atualizações não exigem nova revisão da loja de aplicativos
Desvantagens
- Experiência do usuário não é o mesmo que um aplicativo nativo
- Mais lento e menos engenhoso
- Um navegador é necessário para abrir o aplicativo
App nativo
Vantagens
- Melhor performance
- Experiência de usuário superior
- Flexibilidade de desenvolvimento
Desvantagens
- Opção mais cara
- Mais complexo para manter e atualizar
- Requer dois repositórios de código separados
App híbrido
Vantagens
- Base de código único e menos dispendioso do que o nativo
- Experiência de usuário semelhante aos aplicativos nativos
- Não há necessidade de um navegador
Desvantagens
- Mais lento que os aplicativos nativos
- Você precisa de uma plataforma de terceiros para codificar
- A correção de bugs pode ser mais difícil
De um modo geral, para desenvolver um MVP eu iria para o desenvolvimento híbrido pelas seguintes razões:
- É mais fácil padronizar o desenvolvimento para Android / iOS
- Mais barato em comparação com o nativo puro
- A UX é superior aos aplicativos da web e funcionará off-line
Há muitas opções em termos da pilha de tecnologia que você pode usar para desenvolver o frontend do aplicativo. Aqui estão algumas opções:
- React Native – Código aberto suportado pelo Facebook
- Xamarim – Empresa Microsoft
- Ionic Framework – Plataforma de desenvolvimento de aplicativos para desenvolvedores da web
- Xcode e Swift para iOS nativo
- Android Studio e Java para Android nativo
React Native
Vantagens
Cross Platform, você não perde tempo recompilar e é usado por grandes players como Instagram, Wallmart, etc.
Desvantagens
Não está claro a promessa de longo prazo do Facebook para manter a plataforma.
Xamarim
Vantagens
Cross Platform, suportada pela Microsoft, perto do desempenho do aplicativo nativo.
Desvantagens
Limitado ao suporte externo de codificação, o desenvolvimento da interface do usuário é demorado.
Ionic
Vantagens
Tempo de desenvolvimento rápido em comparação com o nativo, muitos componentes de interface do usuário e plug-ins disponíveis.
Desvantagens
A depuração é desafiadora e as construções podem quebrar.
Xcode e Swift para iOS nativo
Vantagens
Rápido desenvolvimento, aplicativos rápidos são fáceis de dimensionar, segurança, desempenho.
Desvantagens
Difícil de encontrar desenvolvedores (geralmente muito caro), pouca interoperabilidade com outras ferramentas, falta de suporte para aplicativos legados.
Java e Android Studio para Android nativo
Vantagens
Desempenho, mais talentos disponíveis, independência de hardware, aplicativos instantâneos.
Desvantagens
Várias telas de dispositivos e problemas de segurança.
7. Landing Page
Produzir Landing Page permite que você direcione seu público-alvo, ofereça algo de valor e transforme uma porcentagem maior de visitantes em downloads, além de obter dados sobre quem eles são e o que eles converteram. As Landing Pages também são relevantes porque aumentam sua credibilidade e fortalecem sua marca. Existem muitas ferramentas que podem ajudar você a criar uma Landing Page. Vou listar 3:
- Wix Landing Pages
- Mailchimp
- KickoffLabs
8. Analytics
Se você não pode medir, não pode melhorar. Então, você tem que monitorar seu aplicativo móvel! A análise e monitoramento para dispositivos móveis é indispensável por vários motivos. Ele fornece clareza sobre como os clientes estão usando seu aplicativo, com quais funcionalidades do aplicativo eles interagem e quais ações eles executam no aplicativo.
Você pode usar essas informações para criar um plano de execução para melhorar ainda mais o seu produto. Por exemplo, adicionar novos recursos ou refinar os existentes de uma maneira que facilite a vida dos usuários ou remover elementos que os clientes não parecem usar.
Este approach também mostrará se você está atingindo suas metas, seja o número de downloads, receita ou qualquer outro KPI importante para sua empresa. Dados reais são a melhor maneira de otimizar seu aplicativo.
Aqui estão algumas ferramentas que irão ajudá-lo:
- Mixpanel
- App Annie
- Google Analytics
9. Teste seu App
Um aplicativo móvel bem testado aumentará suas avaliações e a satisfação do cliente. Invista tempo nesta etapa e você obterá referências valiosas e aumentará a taxa de download. Aqui estão alguns testes necessários que você deve fazer antes de publicar seu aplicativo:
- Teste Funcional – O aplicativo funciona como esperado?
- Teste de Usabilidade – Seu aplicativo é fácil de usar?
- Teste de Interface do Usuário – Verifique os elementos da tela
- Teste de Desempenho – Sua aplicação é estável e rápida?
- Teste de Compatibilidade – Resolução de tela, orientação, hardware, etc
10. Otimize o SEO de seu aplicativo
A maioria falha nesta etapa! Há muita concorrência nas lojas de aplicativos e os usuários precisam encontrá-lo rapidamente. Uma maneira excelente de fazer isso é otimizar seu aplicativo e ter um bom ranking de SEO (ASO). Vários fatores influenciam sua classificação e são detalhados abaixo:
- Título do aplicativo
- Palavras-chave
- Backlinks de qualidade
Assim que seu aplicativo for publicado, seus comentários e avaliações e o número de downloads também influenciarão o SEO. Portanto, certifique-se de que seus primeiros usuários estejam satisfeitos e isso o ajudará a crescer.
Aqui estão algumas plataformas que podem ajudar você com a otimização da loja de aplicativos:
- AppRadar
- Gummicube
- Rankmyapp
11. Publique seu Aplicativo
Agora você está quase lá!
Aspectos legais
Antes de iniciar, certifique-se de ter preparado os Termos de Uso e a Política de Privacidade. Em particular, nos EUA, os advogados são caros! Você deve orçar pelo menos US $ 5.000 se usar um escritório de advocacia. Outra alternativa é comprar um modelo e adaptá-lo.
Publicar o aplicativo
O último passo é publicar seu aplicativo nas lojas! O processo de publicação é muito mais descontraído e direto com o Google Play em comparação com a Apple Store. As diferenças estão listadas abaixo:
Loja de aplicativos do Google (Google Play)
- Crie uma conta de desenvolvedor
- Pague uma taxa de registro única de US $ 25
- Você pode publicar quantos aplicativos desejar
- Adicionar título e descrição do aplicativo
- Adicionar capturas de tela
- Especifique a classificação do conteúdo
- Selecione a categoria do aplicativo
- Carregar SDK
- Adicionar preço
- O Google realiza quase nenhuma curadoria (processo de revisão automatizada)
- O aplicativo é publicado em menos de 3 horas
Loja da Apple
- Crie uma conta de desenvolvedor
- Pague uma taxa de assinatura de US $ 99 / ano
- Passar nas Diretrizes da App Store
- Teste e garanta que não haja erros ou falhas
- Faça o upload do seu aplicativo
- Enviar para revisão oficial (processo de revisão manual)
- A aprovação pode demorar até 2 dias ou mais
12. Promova seu App
Agora que você trabalhou muito para criar seu aplicativo, anuncie-o! Aqui estão algumas dicas úteis:
- Comece um blog
- Use o LinkedIn, Facebook, Twitter e outras mídias sociais
- Crie um vídeo para seu aplicativo
- Responda perguntas no Quora e no Reddit
- Crie uma apresentação do Slideshare
- Postar um emprego em Indeed
Para uma lista completa, não se esqueça de ler:
65 Simple Ways Promote Your App
13. Pegue feedback de seus clientes
Este passo nunca acaba! Quanto mais dados e compreensão dos seus usuários você tiver, melhores decisões você poderá tomar para o futuro do seu aplicativo. Não existe uma pílula mágica, e para aumentar o uso do seu aplicativo, você precisará trabalhar duro e ter uma rotina regular de monitoramento! Obter feedback do cliente tem que fazer parte da sua rotina diária! Suponhamos que você invista 1 hora por dia recebendo feedback dos clientes. Imagine o quanto você pode aprender após 365 dias. É essencial obter dados quantitativos e qualitativos sobre seus usuários.
Como obter dados quantitativos de usuários de aplicativos?
Use ferramentas de análise como o Google Analytics, Mix Panel, App Annie
Como obter dados qualitativos de usuários de aplicativos?
- Faça pesquisas usando o Typeform ou o SurveyMonkey
- Envie e-mails para seus clientes
- Agende chamadas com seus usuários
Uma ação que sugiro que você faça é criar uma planilha simples do Excel e priorizar as melhorias com base nos dados coletados. Tente encontrar frutas penduradas e categorize as atualizações da seguinte forma:
- Erros e erros claros
- Correções fáceis
- Melhorias mais complexas
Conclusão
Dar vida à sua ideia de aplicativo não é uma tarefa fácil! Você precisa se organizar, alocar tempo e recursos financeiros para iniciar um projeto de aplicativo para dispositivos móveis. Antes de codificar o aplicativo, certifique-se de criar especificações de alto nível, projetar o aplicativo e conversar com os clientes. Assim que você estiver confortável com a demanda do mercado por seu produto, escolha um sistema operacional e comece a desenvolver seu MVP. Teste seu aplicativo com usuários reais e otimize seu SEO. Quando estiver on-line, anuncie seu produto e interaja com seus usuários o máximo que puder. Quanto melhor você os entender, mais bem sucedido será o seu aplicativo.
Então, o que você acha dos resultados que alcançamos? Ajudou você a descobrir como criar um aplicativo para dispositivos móveis?
Caso tenha interesse de contribuir com este artigo, por favor me envie um e-mail para george@back4app.com, e terei prazer em incluir seus comentários.
Se quiser saber mais sobre como criar um app de sucesso, leia o artigo abaixo.
Artigo original em https://blog.back4app.com/2019/07/11/how-to-make-an-app/