Na semana passada, começamos este artigo, explicando o que você iria aprender. Agora, vou guiá-lo passo a passo sobre como fazer um aplicativo de sucesso! Veja o que você encontrará lendo este artigo.
- Escreva sua ideia de alto nível
Mais de 5 mil aplicativos são lançados todos os dias nas lojas de aplicativos! Então, você tem que se destacar na multidão para ter sucesso. O primeiro passo no desenvolvimento de um aplicativo móvel popular é anotar seus objetivos de alto nível. Você deve ter um objetivo, ou você vai vagar e não chegar a lugar nenhum.
Use o Business Model Canvas
Lembre-se da nossa empresa em 2004? Nosso plano de negócios tinha mais de 100 páginas e cobria todos os cenários possíveis. Eu não recomendo isso! Afaste-se de planos de negócios complicados e amplos! Time to Market desempenha um papel vital em aplicativos móveis! Um plano de negócios atrasará esse processo e não o ajudará a atingir esse objetivo. Além disso, a maioria das projeções estará errada.
Uma excelente maneira de desenvolver seu plano de alto nível é usando Business Model Canvas. Este modelo abordará os aspectos mais críticos do negócio, como proposições de valor, segmentos de clientes, receita e muito mais. É possível ter uma primeira versão pronta em algumas horas, dependendo do seu conhecimento anterior da empresa.
Recomendo este framework pelos seguintes motivos:
- É rápido e ágil
- É ótimo gerar uma coleção de ideias
- Ajuda a estruturar discussões
- Você pode refazer e girar o aplicativo conforme necessário
Startup Owners Manual
Compre este livro e use-o para desenvolver o seu negócio! É um checklist de como criar uma empresa de sucesso do zero. É como um manual de carros, mas para a sua empresa! Tem quase 600 páginas e você encontrará todas as respostas lá. Use-o como um manual e não como um livro para ler durante as suas férias.
Tenha um orçamento
Certifique-se de definir seu orçamento para desenvolver seu aplicativo para dispositivos móveis. O valor que você gastará precisa ser preciso desde o início do projeto.
Por exemplo, vamos considerar um orçamento de US $ 25.000.
- Orçamento total: US $ 25.000
- Taxa horária de desenvolvimento offshore: US $ 25,00
- Total de horas de codificação: 1.000
- Horas de trabalho / dia: 08
- Dias úteis / mês: 22
- Horas de trabalho / Mês: 176
- Quantidade de desenvolvedores: 2
- Horas / desenvolvedor total: 500
- Meses de trabalho: 500/176 = 2,84
Então, este exemplo simples mostra quão caro pode ser um projeto de software! Mesmo se considerarmos uma empresa de desenvolvimento de software offshore a uma taxa tão baixa quanto $ 25,00 / hora, o orçamento de $ 25k só permitirá que dois desenvolvedores trabalhem em um projeto por menos de três meses. Então, é fundamental minimizar o custo de cada erro cometido! O orçamento pode ficar fora de controle rapidamente e é por isso que é essencial fazer alguma validação antes de codificar o aplicativo.
Desenvolvedores vs. Empresa de Desenvolvimento de Software
Essa é uma decisão difícil! Em geral, você deve terceirizar o desenvolvimento se o aplicativo não fizer parte do seu core business. Por exemplo, você tem uma empresa e deseja criar um aplicativo para controlar processos internos ou qualquer outro aspecto da empresa que não seja o core. A terceirização funcionaria melhor para esse caso de uso.
Se o aplicativo for o seu core business, a decisão será mais complicada. Em particular, nos EUA (ou mesmo no Brasil), é um desafio encontrar desenvolvedores e convencê-los a trabalhar para sua empresa. Vamos considerar que você é uma startup com poucos recursos financeiros. A terceirização seria uma alternativa aceitável até que sua empresa cresça e você tenha motivos mais convincentes (visão mais clara, desafios técnicos, dinheiro) para persuadir os desenvolvedores a trabalharem para você. Outro caminho que você pode seguir é procurar um co-fundador técnico, e ele ou ela será seu primeiro desenvolvedor.
O fluxograma abaixo irá ajudá-lo a decidir.
- O aplicativo será o seu core business?
- Se a resposta for NÃO. A terceirização fará muito sentido.
- Se a resposta é sim. Faça algumas perguntas adicionais.
- Você vai trabalhar em tempo integral no projeto?
- Se a resposta for NÃO. A terceirização fará muito sentido.
- Se a resposta é sim. Faça algumas perguntas adicionais.
- Você tem financiamento ou dinheiro para pagar um desenvolvedor por pelo menos 1 ano?
- Se a resposta for NÃO. Duas opções, terceirizar ou ter um co-fundador técnico.
- Se a resposta é sim. Duas opções, contrate um desenvolvedor ou tenha um co-fundador técnico.
App B2C x App B2B
Nesta etapa, você precisa definir se segmentará seu aplicativo para consumidores ou empresas. Não há certo ou errado, e é uma questão de escolha.
B2C
- Grátis ou Freemium
- Low $ por usuário
- Design emotivo
- Alta Rotatividade
- Grande base de usuários
B2B
- Pago
- $ Alto por conta
- Mais utilitário e foco na simplificação de processos de negócios
- Baixa rotatividade em comparação com os aplicativos do consumidor
- Pesquise concorrentes para seu aplicativo
Aqui estão algumas maneiras de saber mais sobre seus concorrentes:
- Pesquisa do Google / tendências do Google
- Empresas de relatórios como a Gartner / App Annie
- Sites como o Alexa / Similarweb
- Use ferramentas como SEM Rush / MOZ
- Android x iOS
Antes de passar para a próxima etapa, escolha um sistema operacional para começar. O desenvolvimento híbrido facilita a criação de aplicativos em ambos os sistemas operacionais, mesmo assim, a seleção de uma única plataforma simplifica o processo de design, economiza seu dinheiro e você pode adicionar facilmente um novo no futuro. O desenvolvimento em ambas as plataformas ao mesmo tempo tornará seu MVP mais complexo, aumentará os custos e atrasará a compreensão do cliente. Aqui está o Market Share mundial entre Android e iOS.
Android
Tem cerca de 80% da base de usuários. De um modo geral, se você deseja segmentar uma base de usuários mais ampla, comece com o Android. Também é usado principalmente em mercados emergentes como a América do Sul e a Ásia.
iOS
Por outro lado, o iOS engloba 20% da base de usuários. De um modo geral, é uma escolha melhor para alcançar usuários mais engajados e com mais poder aquisitivo.
Tudo certo! Na próxima semana, vamos terminar este artigo aprendendo passo a passo sobre como fazer um aplicativo de sucesso! Abraços e até lá.
Artigo original em https://blog.back4app.com/2019/07/11/how-to-make-an-app/