Mobile

Mobile

Cinco bibliotecas de componentes para React Native

27 ago, 2018
Publicidade

Há um tempo atrás eu postei um artigo aqui no iMasters sobre as cinco bibliotecas React com mais estrelas no GitHub. Seguindo essa mesma lógica, hoje quero apresentar cinco bibliotecas de componentes para o React Native.

Para quem ainda não conhece, o React Native é uma tecnologia baseada no React, que nos possibilita desenvolver aplicativos mobile híbridos usando JSX (e todos os outros conceitos que fazem parte do React). Isso significa que codificamos uma vez, e com ele geramos dois apps; um para Android e outro para iOS.

Se você já trabalhou com a tecnologia, deve ter percebido que a grande dificuldade são os componentes visuais. Apesar de ter componentes padrão, disponíveis pela biblioteca (View, Text, Input, Button, etc), essas diretivas são extremamente simples, sem nenhum apelo visual. É o mesmo que colocar um formulário com label e inputs no HTML sem qualquer tipo de estilo: é funcional, mas pouco apelativo.

Com o poder do CSS e do Flexbox conseguimos estilizar esses componentes e fazer coisas fantásticas. Entretanto, existem algumas bibliotecas de componentes bem bacanas disponíveis gratuitamente na internet. Vamos dar uma olhada em algumas delas.

Native Base | 9,862 ★

O NativeBase é uma estrutura de front-end elegante, engenhosa e dinâmica criada pela equipe de React da Geekyants para criar aplicativos móveis para Android e iOS, multiplataforma, pronto para usar componentes genéricos do React Native.

React Native Elements | 12,761 ★

O React Native Elements é outro projeto muito bacana com foco total na comunidade. O roadmap do produto é aberto e qualquer um pode contribuir e utilizar sem problemas. Ele é bastante customizável e tem a promessa de logo estar disponível também para ser utilizado na web.

Shoutem | 3,645 ★

O Shoutem é um kit completo de UI que consiste em três partes: Componentes, Temas e Animação de componente. A biblioteca fornece um conjunto de componentes para iOS e Android, e todos eles são personalizáveis. Cada componente também possui um estilo predefinido que é consistente com o restante, o que possibilita a construção de componentes complexos sem complexidade na definição manual de estilos.

React Native Material UI | 2,182 ★

Essa biblioteca fornece um conjunto de componentes de interface de usuário altamente personalizáveis que implementam o famoso Material Design do Google.

Teaset | 2,182 ★

O Teaset é uma biblioteca de interface do usuário para React Native com mais de 20 componentes JS (ES6) puros, com foco na exibição de conteúdo e controle de ação. A documentação é escassa, mas sua simplicidade e design acabam compensando.

Conclusão

E aí, o que achou da lista? Já utiliza alguma dessas tecnologias nos seus projetos? Comenta aí embaixo! E se conhecer outras ferramentas legais, também não esqueça de compartilhar!

Referências