Desenvolvimento

17 ago, 2018

Top 5 – Bibliotecas React no GitHub

100 visualizações
Publicidade

O React já dominou o mundo do desenvolvimento front-end e dispensa apresentações. No iMasters há uma infinidade de artigos falando sobre a biblioteca, inclusive alguns meus (que obviamente eu recomendo a leitura):

Mas além do próprio React, que por si só já é bem revolucionário, existem muitas bibliotecas que foram construídas em cima dele e que nos permitem fazer muitas coisas legais de um jeito muito fácil. Neste artigo, trouxe as cinco bibliotecas baseadas em React com mais estrelas (ordem crescente) no GitHub. Tenha em mente que isso não significa que elas são melhores que outras, mas sim, que possuem uma grande popularidade.

Lembrando que os números das estrelas poderão ter mudado dependendo da data em que você estiver lendo este artigo.

Então vamos lá!

Versão em vídeo

Além das instruções que daremos abaixo, você também pode acompanhar todos os passos que serão feitos na versão em vídeo!

Bibliotecas React

Começaremos nossa lista de maneira crescente, ou seja, do último lugar até o primeiro.

5 – ENZYME | 14,863 ★

O Enzyme é uma biblioteca criada pela equipe do Airbnb com o intuito de ser um utilitário de testes JavaScript para React. Ela faz um ótimo trabalho em facilitar o trabalho de fazer asserts e manipulações com os componentes React e seus resultados de forma simples e intuitiva. Ele faz isso através de uma “mímica” da API do jQuery para a manipulação do DOM. E o melhor de tudo é que bibliotecas como o Mocha, Expect, Chai e Jasmine podem ser usados com o Enzyme sem nenhum problema.

Princípios do Enzyme

Para mais informações, acesse o site oficial neste link.

4 – GATSBY | 24,620 ★

Os geradores de sites estáticos se tornaram uma ótima opção para quem deseja ter um espaço na internet sem custo e sem dores de cabeça. Uma das opções mais famosas é o Gatsby, um gerador rápido construído com base no framework React. Com ele, é possível transformar arquivos de textos em lindos websites sem nenhuma dor de cabeça.

Site oficial do Gatsby

Há mais informações e exemplos no site oficial.

3 – STORYBOOK | 27,221 ★

O Storybook é um ambiente de desenvolvimento para componentes de UI. Ele permite que você navegue por uma biblioteca de componentes, visualize os diferentes estados de cada componente e desenvolva e teste os componentes de forma interativa. Ele é executado fora do aplicativo. Isso permite desenvolver componentes isoladamente, o que pode melhorar a reutilização, usabilidade e a velocidade de desenvolvimento dos componentes. É possível construir rapidamente sem ter que se preocupar com dependências específicas do aplicativo.

Exemplo de funcionamento do Storybook

Há vários exemplos bacanas de componentes neste link.

2 – ANT-DESIGN | 32,260 ★

O Ant-Design é uma biblioteca chinesa baseada em React para criar designs agradáveis para suas aplicações. Criado especialmente para projetar aplicativos de desktop, ele proporciona uma experiência de desenvolvimento agradável que, por sua vez, também leva a uma experiência melhor para o usuário.

Exemplo de componentes criados com o Ant-design podem ser vistos aqui.

Há várias informações adicionais no site oficial.

1 – MATERIAL UI | 39,440 ★

Esta biblioteca provavelmente já é conhecida por muitos (e não é a toa que está no topo da lista). O Material UI é uma implementação do material design do Google através de componentes React. Ela torna o desenvolvimento de interfaces bonitas muito fácil.

Há alguns exemplos bem interessantes que podem ser vistos aqui.

Conclusão

E aí, o que achou da lista? Já utiliza alguma dessas tecnologias nos seus projetos? Comenta aí embaixo! E se conhecer outras ferramentas legais, também não esqueça de compartilhar!

Referências