Marketing Digital

22 jun, 2011

Orkut: afinal, o que realmente acontece com ele?

Publicidade

Criado em 2004, o Orkut entrou nas graças dos brasileiros rapidamente e virou uma febre em pouco tempo. Pode-se dizer que essa rede social realmente foi um achado que caiu no colo do Google e virou um dos seus mimos favoritos.

Toda vez que participo de eventos, sempre se comenta sobre a morte do Orkut e uma pergunta que surge no debate na maioria das vezes: Quem aqui tem Orkut? Quem aqui ainda usa o Orkut?

É fato que em um evento de Social Media, com certeza 80% das pessoas que estão por lá não usam mais o Orkut com tanta freqüência. Mas, como ele ainda domina 80% dos usuários brasileiros de Redes Sociais? 

Quando o Facebook ganha espaço e o Orkut estaciona

Essa é uma pergunta simples de responder. A classe C ganhou poder e hoje tem mais computadores e uma conexão web mais acessível (não é boa, apenas acessível).  Porém, essa classe se prende ao Orkut por causa dos amigos, familiares e colegas que ainda utilizam a rede social do Google como forma de interação. Amigos da Social Media, não somos os únicos que utilizam Redes Sociais, ok?

Já sabemos que o Orkut domina ainda grande parte do mercado de redes sociais no Brasil, alguns dados já comprovam. Mas o que é certeza em cima desses dados são o “estacionamento” do Orkut e o pé fundo no acelerador por parte do Facebook.

Só nó último mês de maio, o Facebook recebeu quase dois milhões de novos usuários brasileiros, o que representou um crescimento de mais de 11% no total de usuários no nosso país. O Brasil já é o país que registra o maior crescimento no Facebook, seguido por Indonésia, Filipinas, México e Argentina. Somos 19 milhões de brasileiros na rede que já ultrapassa a marca de 700 milhões de usuários no mundo.

E o Orkut, perante esse crescimento do Facebook no Brasil, morre?

Antes de responder essa pergunta, vamos analisar alguns rápidos motivos pelos quais o Facebook vem crescendo no Brasil.

  1. Versão em Português: Essa característica ajudou bastante no crescimento do Facebook no país.
  2. Outras Mídias e Celebridades: A entrada de celebridades utilizando o Facebook influencia muitos outros usuários. Outro fator é a divulgação de forma espontânea da rede através de outras mídias, como a televisão, impulsionou bastante seu crescimento.
  3. I Love Like: A utilização do botão “curtir” em diversos blogs e sites. O brasileiro, como qualquer ser humano, gosta de compartilhar tudo que vê, sendo relevante ou não. Essa facilidade de compartilhamento presente em sites e blogs auxilia muito na disseminação do conteúdo pelo Facebook.
  4. Mobile: O aumento de celulares e tablets com internet impulsionam ao uso do Facebook, que se adequa perfeitamente a esses aparelhos.

Mas afinal, o Orkut morre?

Acredito que esse crescimento do Facebook e o “estacionamento” do Orkut no Brasil façam com que a rede social do Google perca cada vez mais usuários nos próximos meses.  Percebemos claramente que o Facebook se importa com a acessibilidade e cria formas para simplificar além de agilizar o acesso e utilização da rede para seus usuários.

Já o Orkut busca e aposta na divulgação através de celebridades, como o Orkut Ao Vivo que vem levando diversas celebridades para shows transmitidos via web dentro das comunidades criadas para este objetivo.

Mesmo com todos esses esforços, o Orkut parece não aceitar essa derrota e ainda busca formas de melhorias do sistema e de divulgação da rede social para atrair mais usuários.

Particularmente, acredito que em um ano o Facebook possa dominar as redes sociais no Brasil e Orkut será esquecido, como aconteceu com o MySpace. Lembra dele?

E o que você acha da morte do Orkut? Aliás, você ainda utiliza Orkut?