E-commerce

16 jun, 2011

Compras Coletivas e Redes Sociais: Como melhorar esse negócio com a opinião das pessoas?

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Esse é realmente um mercado que não para de crescer no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada há poucos meses, a cada semana nascem cerca de dois sites novos de compras coletivas no Brasil. E muitos deles não tem registro e nem são propriamente de empresas, por isso devemos tomar cuidado!

Como esses empreendedores da web brasileira podem se manter nesse negócio tão lucrativo utilizando o poder das redes sociais?

Existem muitas teorias sobre o mercado de compras coletivas. Alguns especialistas dizem que é um negócio que não irá se sustentar e em poucos meses irá acabar. Outros já dizem que é um mercado consolidado e que só os bons irão se manter.

Busquei informações e pensei em algumas dicas que podem ajudar a esses empreendedores e até mesmo quem é consumidor desse mercado.

  • É importante entender que, o cliente do site de compras coletivas não é somente o dono do estabelecimento que anuncia com ele, mas também é o consumidor final que tem opinião formada.
  • Interagir e buscar entender quais a necessidades de quem compra através do site é uma tarefa muito importante e nada difícil. Em diversas redes sociais como Twitter, Orkut (Sim, o Orkut ainda é bem forte) e Facebook já existem informações sobre como a maioria desses consumidores vê este mercado.
  • Use sua base de dados para criar integração com a marca do seu site e fidelizar seu cliente não só na compra que ele faz.
  • Desenvolva formas de divulgação das suas promoções mais inovadoras. As redes sociais virtuais não são canais de publicidade, e sim canais de relacionamento. Utilize dessa forma.
  • Crie um canal de depoimentos, aberto, em alguma rede social ou no seu próprio site. A opinião das pessoas, mesmo que seja de forma negativa, influencia mais do que qualquer propaganda e isso pode ser uma carta na manga para seu site.
  • Não pense somente no lucro e nas vendas, pense nas vantagens que uma promoção pode trazer para quem compra. É mais fácil vender para quem já comprou do que conquistar um novo cliente.
  • Não gere conteúdo somente sobre suas promoções e seu site, ninguém gosta de ficar ouvindo falar só da sua empresa. Crie conteúdo que seu público possa se identificar e que possa agregar em algo no dia a dia do seu consumidor.

Esse mercado de compras coletivas não vai parar de crescer e, na minha visão, como empreendedor digital e social, tem muito para crescer e se modificar. Porém, ainda precisa de grandes ajustes.

Devemos entender, principalmente o empreendedor a frente desses projetos, que compras são feitas através de relacionamentos, e isso será a base sólida para continuidade desse mercado tão interessante.