Marketing Digital

6 abr, 2009

Já fez seu teste no AdWords hoje?

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Olá, pessoal! Após um tempo sem escrever estou de volta. Hoje vou falar sobre a importância de se fazer testes em campanhas de links patrocinados, e em especial no AdWords. Muita gente não dá a devida atenção a isso e deixa de incrementar consideravelmente seus resultados.

Minha regra é: Todo dia teste algo.

Mas testar o quê? Vamos a algumas das possibilidades:

1. Teste sua URL:

Sua empresa tem um site, certo? Seu site tem uma URL, certo? Mas será que a URL de seu site é a melhor para sua campanha? Você sabia que uma URL chamativa pode melhorar em até 100% os indicadores de uma campanha. Vamos a um exemplo.

Supomos que você venda carros usados e tem o seguinte anúncio:

Carros Usados em 24x


Toda a linha nacional e importada.

Superavaliação de seu usado na troca.


www.gomesdias.com.br

Um anúncio razoável. Uma URL com o nome da loja. E se o anúncio fosse assim:

Carros Usados em 24x


Toda a linha nacional e importada.

Superavaliação de seu usado na troca.


www.carrosusadosonline.com.br

Mesmo anúncio, com outra URL. Quais seriam as diferenças?

Minha experiência mostra que uma URL diferente relacionada ao negócio pode gerar até 20 vezes mais tráfego. Experiência própria.

Não acredita? Teste!

2. Teste palavras nos anúncios

Sabia que uma única palavra pode aumentar seu CTR em até 50%? Experiência própria. Um anúncio no AdWords tem que chamar a atenção. E para descobrir o que chama ou não mais a atenção do Internauta, só testando. Uma simples palavra pode mudar tudo.

Vamos a outro exemplo, ainda com os carros usados.

Anúncio 1:

Carros Usados em 24x


Toda a linha nacional e importada.

Superavaliação de seu usado na troca.


www.carrosusadosonline.com.br

Anúncio 2:

Carros Usados em 24x


Toda a linha nacional e importada.

Ótima avaliação de seu usado na troca.


www.carrosusadosonline.com.br

Então? Quase iguais, não? Mas como saber qual o melhor? Posso garantir que um é melhor que o outro, só não sei qual… Sugestão: deixe os dois anúncios durante três ou quatro dias e veja as performances. Depois disso, escolha o melhor e parta para o próximo teste.

Não acha que funciona? Teste!

3. Teste o título de seus anúncios

Um título chamativo pode mudar consideravelmente a performance de um anúncio. O AdWords permite que se use a ferramenta de KeyWords onde o texto digitado pelo Internauta aparece no anúncio, tornando-o muito mais chamativo. Particularmente, eu não gosto muito, pois vejo muita gente usando esse recurso de forma errada e aparecendo anúncios sem sentido nenhum nas buscas. Mas que o título é importante, é!

Vamos comparar os dois anúncios de carros como exemplo:

Anúncio 1:

Carros Usados em 24x


Toda a linha nacional e importada.

Ótima avaliação de seu usado na troca.


www.carrosusadosonline.com.br

Anúncio 2:

Gomes Dias Autos


Toda a linha nacional e importada.

Ótima avaliação de seu usado na troca.


www.carrosusadosonline.com.br

Qual o melhor? Eu acredito que seja o segundo, mas para confirmar isso, só testando. Sugestão: faça como nos exemplos anteriores. Deixe os anúncios durante três ou quatro dias e veja a performance. Escolha o melhor e parta para a próxima.

Acha que não funciona? Teste!

4. Teste suas páginas de destino

Esse item já não influencia na qualidade da campanha, mas sim no retorno que ela irá lhe trazer (o que importa realmente). E, por incrível que pareça, muita gente ainda explora isto muito mal. Quantas vezes você já clicou no anúncio de um produto ou serviço e ele lhe levou para a home de um site, onde fala quem é a empresa, os valores, a missão etc?

Mas como saber qual a melhor página para se levar o clique? Qual dará mais retorno? E como testar isso? Simples, faça anúncios duplicados que levem a páginas distintas. Mesmo anúncio, URL de destino diferente. Teste as conversões! Quais geraram mais negócios? Qual URL trouxe mais clientes? Faz uma diferença brutal levar o cliente ao que ele realmente quer achar.

Duvida? Teste!

Bom, pessoal, por hoje é só. Existem ainda muitas outras coisas que podem ser testadas e muitas “táticas” de teste. Mas isso fica para outro dia. Quaisquer dúvidas, comentários ou sugestão de temas, me escrevam. contato@vendedoor.com.br ou www.vendedoor.com.br

Gosto de ouvir comentários sobre os artigos, mesmo que negativos (claro que prefiro os positivos, mas…)!

Um abraço a todos!