Quando ele me convidou para ir à casa dele, fiquei sem reação e até um pouco tímido. Ele me perguntou o que eu gostaria de comer e eu respondi que peito de frango seria legal. Chegou o dia da tão esperada visita e ele, apesar de ter mestre cuca em uma cozinha de 100 metros quadrados, me deu um balde do Kentucky Fried Chicken (KFC) para comer! Perguntei, então:
– Que é isso homem? Comida de lanchonete? Kentucky Fried Chicken?
E ele me respondeu:
– Você não queria frango, meu amigo? Aí está o seu frango!
Continuando, Magic disse que ficaram ali sentados comendo o frango do KFC e batendo papo.
Poderia ser uma propaganda de rádio ou televisão. Mas o trecho acima fez parte da história que o ex-jogador do eterno e lendário dream team Earvin Magic Johnson contou, ao vivo, durante o evento em tributo / funeral de Michael Jackson, referindo-se à sua visita à casa do maior vendedor de música da Terra. Ao seu lado estava nada mais, nada menos, que Kobe Bryant. Ali estavam os maiores ídolos do super time de basquete Los Angeles Lakers, falando ao vivo, via satélite, para um público de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.
A emoção já estava mais do que a flor da pele. O caixão de ouro de US$ 25 mil estava ali na frente, entre o palco e o público. Mariah Carey e Stevie Wonder já haviam cantado mega hits da indústria do pop.
E a rede de fast food cujo prato principal é o frango frito, o KFC, o que é que tem a ver com isso? A princípio nada, e agradece muito por ter sido lembrada neste turbilhão. Este pode ter sido o fato de maior mídia espontânea jamais vista. Tanto é que mais de sete horas já haviam se passado do final do evento fúnebre e a hashtag #KFC ainda estava presente nos Trending Topics do Twitter. Junte a isso o número de acessos em outros sites, como Google e Youtube, procurando pelo termo “KFC”.
O website do KFC sofreu uma enxurrada de acessos oriundos de todos os cantos do planeta, com pessoas querendo saber o que o rei do pop havia oferecido para o rei do basquete almoçar. Com certeza isto se refletirá em aumento de faturamento para esta rede de fast food.
Considerando que em um super mega evento, como a final da copa do mundo de futebol da FIFA, do Super Bowl norte-americano ou das Olimpíadas – que tem público parecido em números de espectadores com este da cerimônia do adeus a Michael Jackson – , um anúncio de trinta segundos custa alguns milhões de dólares, quanto custaria ao Kentucky Fried Chicken esta deixa? Ainda mais com um astro do quilate de Magic dando uma de garoto propaganda, tendo Kobe como coadjuvante e, em background, a música e as imagens de Michael? É simplesmente incalculável! Sem preço! O sonho nunca antes sonhado e muito menos imaginado de qualquer planejador de mídia.
Ave chester! Michael não morreu.
PS. Em 1991 Magic Johnson estrelou uma campanha publicitária para o KFC que você pode checar em http://www.youtube.com/watch?v=8sOtuLYD_wA