O fato aconteceu no mês do natal de 2009, mas poderia
ser no dia dos pais ou no das mães, que é a segunda maior data para o mercado varejista.
Uma grande empresa do mercado de cartões de
crédito estava lançando a nova versão de seu website promocional. Campanha de
marketing agressiva e maciça na televisão. Acho que no rádio e nos jornais
também.
Minha mulher resolveu, então, acessar a página da
internet que havia sido alardeada aos quatro ventos. E eis que…
– O site parou! O
que é que está acontecendo? Help!
Ao tentar ajudá-la deparei-me com a tela acima.
“Erro de Certificado: Navegação Bloqueada”
Expliquei a ela que o Internet
Explorer havia bloqueado a navegação pelo simples fato de ter identificado que o
certificado digital da página estava vencido. Ela ficou sem entender, então expliquei que o certificado digital é um
documento online que comprova a veracidade da identidade de uma pessoa física
e/ou jurídica. É ele que diz que uma pessoa pode confiar de olhos fechados na
autenticidade e veracidade de um website ou portal.
Aí ela me perguntou:
– Quer dizer então que
este site é falso?
– Aparentemente, não.
Parece que o responsável pela segurança (security officer) do projeto esqueceu
de checar o certificado digital do website antes de colocá-lo no ar.
Então pensei: de que adianta uma empresa gastar
mundos e fundos em recursos financeiros, contratando uma agência de publicidade que, por sua vez, quarterizou uma produtora de websites e assim por diante, se na hora de publicar o site ninguém lembra do famigerado
certificado digital. E a imagem da empresa?
Desde que minha esposa acessou o site
promocional e deu de cara com o block, ele assim permaneceu por mais dois dias
até alguém ter a luz de atualizar o danado.
Quantas milhares de pessoas que da mesma forma
que a minha mulher também acessaram o site do cartão? Quantas pessoas,
simplesmente por ignorância, desistiram de prosseguir com a navegação? Quanto a
empresa do cartão perdeu? Ou melhor, deixou de ganhar?
Mas não parou por aí. Um outro site bastante
conhecido também estava com seu certificado expirado, mais ou menos no mesmo
período do ano.
Recebi a tela abaixo através de um link no
Twitter, e pude comprovar ao testar o acesso ao link, que é de um órgão governamental.
Há de se fazer um juízo de valor sobre as
situações encontradas e questionar se os exemplos acima fossem fraudes reais.
Pois o browser somente aconselha que a navegação seja interrompida, mas o livre
desejo é do internauta que, se quiser, pode continuar com seu surf virtual se
assim entender por bem.
“Afinal, você decide” :p
PS. Apesar de ter enviado um e-mail para a empresa do cartão e para a Receita, ninguém se manifestou em resposta.