Marketing Digital

10 set, 2012

Conteúdo original: o que é, como escrever e evitar plágios

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Stefan Stern, um famoso escritor que também é responsável por uma das colunas de artigos mais respeitadas no Financial Times, uma vez perguntou em um de seus textos para o jornal: “O que é conteúdo original?”. A pergunta parecia muito simples, mas ao desenrolar do texto você acaba percebendo que existe uma verdadeira dúvida sobre a existência de um bom conteúdo que seja original.

Algumas pessoas dizem que ele realmente existe e é fruto de todo o nosso conhecimento sobre determinado assunto ou coisa, que assim é transcrito para divulgação e para informação de outras pessoas. Entretanto, para outros e até mesmo para Stern, a originalidade é apenas um mix de informações que agregamos ao nosso intelecto com a função de transmitir de forma mais pessoal.

Existindo ou não, o conteúdo original é um dos fatores de maior importância para o grande buscador da internet, o Google. Fato que já é conhecido por todos os profissionais da área de otimização de sites. Por isso não fique irritado ao ver com bastante frequência alguns textos que insistem em dizer que o conteúdo é peça importante para o SEO.

“Conteúdo é Rei”

A primeira coisa que você deve se perguntar é sobre a importância que o conteúdo tem para o seu site. Como eu tinha dito anteriormente, o conteúdo é um dos principais fatores levados em conta pelos milhares de algoritmos do Google que têm como função avaliar e associar relevância para um site ser respectivamente posicionado em sua SERP.

Com isso em mente, a próxima coisa que você deve saber é que não escrevemos textos para agradar o Google, mas sim para garantir a satisfação e a fidelização de seus leitores para com a página em questão. Lembre-se de que é a experiência do cliente que influencia diretamente na boa avaliação de qualquer site da web. Imagine como é chato ser atraído para um conteúdo online e encontrar ali somente informações ruins ou que já tenham sido lidas em outros lugares.

Mas como criar esse conteúdo?

Essa foi uma das maiores dificuldades que enfrentei quando comecei a trabalhar com SEO e desenvolvimento de conteúdo otimizado para os sites de nossos clientes. Apesar de ralar um pouco, com o tempo aprendi o que pode parecer um conjunto de dicas para se elaborar conteúdo original de forma bem eficaz.

Boas ideias e, consequentemente, bons conteúdos de caráter completamente original são frutos de um intelecto que está recheado de informações frescas obtidas somente com o hábito de sempre buscar novas informações. Seja através de leitura, vídeos, criticas e até mesmo experiências pessoais, estar sempre atualizado é a primeira coisa que influencia na qualidade do seu conteúdo.

Tenha uma certeza, ninguém nunca vai escrever de forma completa sobre nenhum assunto, ou seja, busque sempre adicionar informações que os outros escritores esqueceram de mencionar. Falhas e lacunas sempre vão existir, e é aí que você consegue sua originalidade, fique sempre atento.

Depois disso, minha última dica para a criação de conteúdos originais é sempre tentar fazer alguma correlação entre diferentes temas, claro que forma contextual e coesa para não ocorrer uma má interpretação de seus reais objetivos. Sendo assim, procure sempre a contextualização de diferentes assuntos, além de mostrar profundidade no conhecimento, você irá adquirir um censo crítico maior e ainda mais relevante.

Fui copiado =/

Você aprendeu o caminho das pedras e consegue agora desenvolver textos de alta qualidade, com originalidade e que agradam todo o seu público. Seu sucesso está encaminhado, mas quando percebe seu conteúdo está sendo copiado por diversos sites de pessoas que tentam se aproveitar de maneira antiética do conteúdo que você disponibiliza na web.

Para resolver esse problema, existem duas formas: umas mais simples, que vai evitar dores de cabeça, e uma que implica no uso da justiça e dos meios de avaliação do Google.

Garanta que seu texto seja indexado primeiro

O primeiro, que também é mais fácil, é garantir que seus textos vão ser indexados primeiramente. Para fazer isso, imagine como se seu conteúdo fosse um produto e você um publicitário. Você deve divulgar seu textos em todos os lugares possíveis, mostrar para o Google que você sabe o que está falando e quer compartilhar porque aposta na qualidade e na originalidade do seu conteúdo.

Busque divulgar em redes sociais, sites de compartilhamento de links e principalmente no Google+, ele é uma verdadeira porta de entrada para a indexação rápida.

Verificando plágios com o Copyscape

Também existem ferramentas na web que te ajudam a encontram e analisar se seus textos estão sendo usados completa ou parcialmente por outros sites. O nome da ferramenta que uso e aconselho é Copyscape, ela consegue encontrar todos os sites onde exista conteúdo aparentemente plagiado. Basta criar um login e, se preferir, criar uma conta Premium pra garantir a maior qualidade do rastreamento.

Agora a forma que vai dar um pouquinho mais de trabalho.

Acionando a Justiça

Você pode acionar a justiça e provar que o texto é seu através dessa mesma ferramenta de rastreamento. Mas às vezes isso é tão demorado que não vale a pena nem o esforço e os gastos que você vai ter com advogados e processos. O Google, percebendo um aumento na cópia de conteúdo, criou uma sessão onde você pode denunciar sites que estejam usando conteúdo pirata em sua estrutura, geralmente é mais vantajoso para você. Pense bem.

Essas dicas apenas reforçam o que o Diego Ivo comentou em sua aula de ontem para o #openSEO. Assista ao vídeo e confira ainda mais dicas e soluções que facilitarão e tornarão o conteúdo original, marca registrada do seu site.

Lembra de mais alguma dica importante para o conteúdo? Teve alguma boa ou má experiência com cópia de textos? Não deixe de contar e compartilhar suas dúvidas aqui em baixo. Será um prazer responder todas as questões que você tiver sobre SEO.

Um abraço a todos.