Este artigo foi publicado em 20/07/2015. Por ter sido considerado um dos melhores artigos de 2015, foi republicado hoje.
O SEO é um dos canais mais importante do marketing digital, porque é onde a performance ocorre de forma orgânica. Este trabalho envolve três pilares: técnica, conteúdo e autoridade. Cada um possui uma grande importância para melhorar o posicionamento de uma palavra-chave (campo semântico) nas páginas de resultados de buscas (SERP – Search Engine Result Page).
Tentarei exemplificar como que o SEO pode ajudar a desenvolver estratégias de marketing digital (social media, e-mail marketing, SEM, Ads etc).
No início do trabalho de otimização, realizamos a pesquisa de palavras-chave e campo semântico o qual encontramos as melhores palavras para trabalharmos. Através desta pesquisa, conseguimos ter insights para o trabalho do marketing digital, pois através dela vimos quais são as palavras com maiores volume de busca do seu segmento.
Pesquisa de palavra-chave para ter insights de estratégias
Fiz uma pesquisa simples para mostrar um exemplo de como a pesquisa acontece. Então vamos supor que estamos fazendo a pesquisa para uma loja que vende iPhone:
E através de um tratamento dos dados, encontrando as melhores palavras e campo semântico:
Nesta pequena pesquisa realizada, separamos em três abas: produtos, serviços e intenção de compra. E em cada aba, separamos em colunas por campo semântico.
Analisar a SERP também faz parte da pesquisa de palavra-chave em SEO, pois vemos quais são os tipos de conteúdo que aparecem de acordo com a palavra buscada:
Vimos que os concorrentes são e-commerces, assim, temos uma noção sobre como trabalhar o SEO para tal produto.
Vimos as redes sociais para acompanhar o que as pessoas falam do produto ou serviço oferecido:
A partir disto, podemos montar estratégias para o marketing digital.
Desenvolvimento do site: arquitetura da informação
Através da pesquisa de palavra-chave, poderíamos montar uma arquitetura do site:
Montando uma hierarquia do site baseando-se na pesquisa, conseguimos criar um forte trabalho de conteúdo institucional e fortalecer o campo semântico.
Cada página foi criada com um objetivo: ter uma boa autoridade e relevância no conteúdo e que converta em vendas.
Marketing de conteúdo
Através de um conteúdo de qualidade, conseguimos criar e compartilhar os conteúdos para promover ideias, envolver o público-alvo e incentivá-los a interagir com a marca. Isto é marketing de conteúdo.
O conteúdo pode ser um post no blog, em redes sociais, vídeos, infográfico etc… Sendo de boa qualidade, os seus consumidores interagirão com sua empresa através de comentários, likes e compartilhamentos.
Através da pesquisa de palavra-chave, encontramos as palavras mais buscadas, assim, podem ser utilizadas para pautas dos conteúdos, por exemplo “melhores aplicativos para iPhone” possui 6.600 buscas mensais. Para este conteúdo pode se fazer um post no blog, listando os melhores apps de iPhone com resumos, reviews, imagens e vídeos para aumentar a qualidade do conteúdo. Como já fazem alguns sites:
Redes sociais
Trabalhar com redes sociais é essencial no marketing digital. Atualmente é o canal de maior interação entre consumidores e marcas. Através dos conteúdos criados, podemos divulgá-los no Facebook, Instagram, Youtube etc. Isso gera um buzz para a marca através de compartilhamentos, likes e comentários.
Criar um post pensando na palavra-chave também ajuda na integração dos canais, por exemplo, um possível post para Facebook: “Conheça os melhores aplicativos para iPhone de 2015” e colocar um link para o conteúdo do blog.
SEM (Search Engine Marketing)
Pela pesquisa de palavra-chave, já temos uma lista que podemos utilizar para SEM, ou seja, para cada campo semântico, podemos criar um grupo de anúncios.
As separações das abas (produto e serviços) também pode gerar duas campanhas diferentes, um direcionado aos produtos e acessórios, e outro para serviços para iPhone.
Por fim, o trabalho de SEO aumenta a autoridade, relevância e qualidade do site, assim, conseguimos melhorar o trabalho de SEM, pois quanto maior a qualidade do anúncio, menor é o CPC. Assim, o trabalho de SEO pode influenciar SEM.
Conclusão
As atividades de um canal do marketing digital pode melhorar muito seu negócio em geral se for pensado integradamente com outros canais e estruturando as estratégias da empresa.
Neste caso, quis mostrar como o SEO pode ajudar a melhorar a performance do marketing digital em geral de uma empresa.
Para ver a planilha completa que fiz das palavras-chave, pode acessar o Google Drive. Como falei, fiz uma pesquisa bem resumida para mostrar de exemplo. Uma pesquisa completa pode demorar vários dias e pode nunca ter fim, caso seu segmento tenha muitas inovações. Um bom exemplo para uma pesquisa de palavra-chave completa pode ser vista no vídeo do Rand Fishkin.