Arquitetura de Informação

16 ago, 2013

SEO e relevância: a relação entre conteúdo e autoridade do site

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O “conteúdo é rei e autoridade é a rainha”, é assim que pensamos na Conversion. Agora, qual é a relação entre conteúdo e autoridade para SEO? O que afeta para a sua empresa?

O conteúdo do site é a parte mais importante do seu site, pois com conteúdo relevante há maior chance do seu site ter mais visitantes e consequentemente aumentar o número de conversões (por exemplo: aumento nas vendas). Além de ajudar a aumentar a autoridade do domínio.

A construção da autoridade do site para seus consumidores ocorre através de várias tarefas de marketing digital, mais especificamente o SEO, tais como a criação de um conteúdo relevante aos seu público-alvo (enfatizando que você deve escrever o que seu público quer ler, e não o que você quer escrever); obtendo links de outros sites importantes que te referenciem (isso ocorre quando seu conteúdo é bom); otimização da página do site; a arquitetura da informação do site também seja bem estruturada; aparecer na mídia divulgando sua empresa e seus produtos ou serviço; a idade do domínio também é um fator influenciador; etc.

Para o Google, a autoridade é baseada na quantidade e qualidade do link building, idade do site, o nome do domínio e também outros fatores que afetam o pageRank.

Vamos tentar explicar como que você pode ganhar autoridade e melhorar seu site, e quem sabe, ajudar sua empresa a crescer no mercado digital.

Conteúdo relevante de autoridade

O conteúdo relevante seria simplesmente informações sobre os serviços ou produtos que a sua empresa oferece, divulgando seus diferenciais, o porquê dos consumidores comprarem de você e não do concorrente, conteúdos audiovisuais também são bons exemplos para ganhar credibilidade e também facilita o entendimento dos leitores (possíveis compradores), e também colocar conteúdos sobre a sua área de atuação seria uma informação relevante aos usuários.

Cada vez que você cria um conteúdo bom e relevante, você ganha muito mais que uma página a mais no site. Sua empresa ganha credibilidade, pois mais pessoas vão querer ler seus artigos; Ela pode ser vista como uma especialista do segmento, poias as pessoas realizarão um buzz marketing (divulgar, comentar, referenciar) para sua empresa, outros sites também observarão que sua empresa é uma especialista e poderão colocar links para seu site, que ajuda no aumento da autoridade do site.

Por exemplo: sua empresa é de mobile game. Dentro do seu site você pode colocar informações sobre os jogos, suas histórias, gameplays, detonado, dicas, etc. No blog, você poderia colocar artigos sobre os jogos que serão lançados no próximo mês, ou também os jogos clássicos. Vídeos no Youtube e podcast seriam muito bons para o site da empresa. Esses conteúdos são relevantes, pois são as informações que as pessoas buscam sobre jogos.

Importância da arquitetura da informação

O site estar bem estruturado, mostra que a execução da arquitetura da informação foi bem sucedida. A não existência de erros, como o “404 – Página não encontrada” também é um fator influenciado pela boa arquitetura e pela linkagem interna, além de ter feito os redirects 301 quando houve mudança de URL.

Como consequência, a usabilidade do site é otimizada, no qual os visitantes do site encontram com maior facilidade o que procuram. Uma boa experiência dentro de um site, faz com que as pessoas retornem a visitar o site e também indicar a outras pessoas que ela conheça.

Link building e domain authority

Link building também é um fator muito importante e essencial para o SEO e aumentar a autoridade do domínio.

Como conseguir links bons referenciando seu site? Links bons seriam sites com alta autoridade que referenciam seu site através de um link. Estes sites colocarão um link para seu site, se você tiver um conteúdo bom.

Além de alta autoridade, os sites também devem ter uma relação com sua empresa. Por exemplo: sua empresa de jogos deve ser referenciada por sites que falam sobre games.

Como aumentar a credibilidade da empresa e do site

Um exemplo simples de credibilidade são os selos ou certifcados, como o SiteBlindado, Verisign, etc… Os consumidores sentem-se mais seguros em realizar compras em lojas que possuem os selos.

Sua empresa ganha credibilidade através dos conteúdos, arquitetura da informação, outros sites que fazem referência ao seu site, e também com o marketing off-line. Ou seja, a empresa deve cumprir as “promessas” que estão no site, como por exemplo um brinde, promoção ou a entrega do produto no mesmo dia da compra.

Utilizando bem o Social Media para ganhar autoridade

As redes sociais são outras ferramentas do marketing digital, que também podem afetar a credibilidade e autoridade do site. Sua empresa deve utilizá-la para criar relacionamentos com os usuários, através de divulgação dos produtos, conversas com os consumidores, tirar dúvidas, colocar vídeos e outras mídias visuais, e colocando links para seu site redirecionando o post respectivamente à página relacionada ao assunto.

Muitas ações de buzz marketing ocorrem pelas redes sociais, em que as pessoas além de compartilhar os conteúdos das páginas de empresas, também fazem comentários. Sua empresa deveria fazer o máximo para conseguir comentários positivos sobre a empresa.

Conclusão

Para sua empresa ser considerada uma autoridade no setor que atua, deve criar muito conteúdo relevante relacionado ao seu segmento. E através destas informações, receberá muitos links o referenciando, assim, aumentando a autoridade do site e da sua empresa.

Juntamente com outros esforços de marketing digital (SEO e Social Media) sua empresa e o site se tornarão referência do segmento, obtendo mais visitas e possivelmente maiores conversões.

O conteúdo é a principal tarefa de SEO, que aumentam a relevância do site, pois através dele que a empresa ganha relevância através de links referenciais e autoridade, compartilhamentos de informações e conhecimentos, feedbacks positivos e como principal consequência, o aumento nos lucros da empresa.