É sempre importante poder definir a nossa bússola para o próximo ano. Por isso, com a chegada de 2014, proponho que você arme uma lista de desejos para suas campanhas de e-mail marketing. Vamos lá?
Sejamos sinceros. Muitos de nós no fim do ano tiramos ao ar (com certeza com a melhor intenção) nossos desejos sobre aquilo que queremos conseguir durante o ano que começa. E, à medida que passam os meses, nos damos conta de que é muito provável que muitas dessas intenções não se cumpram tal e como nós planejamos.
No entanto, listando-os nos ajuda a definir de forma consciente (e inconsciente) um caminho para o qual temos que seguir. Aqui estão os meus desejos para as suas campanhas de e-mail marketing:
Ser respeitoso e pedir permissão
O respeito é importante em qualquer âmbito da vida e o e-mail marketing não está alheio a ele. Não faça o que você não gosta que façam com você. Por isso, não utilize práticas pouco éticas para desenvolver sua lista de contatos. Você não somente estará faltando com respeito ao seu próximo como que a médio e longo prazo sua campanha estará notavelmente prejudicada.
Que em 2014 o marketing de permissão seja parte de sua campanha. Estimule os cadastros com formulários atrativos e estrategicamente localizados. Busque enriquecer a sua base de dados aprendendo a projetar com sucesso seus próprios formulários de cadastros.
Ser flexível e fácil de adaptar
Muitos já sabem que o marketing móvel regirá as tendências em 2014. Tenha isso em conta para estar seguro de que sua campanha seja lida corretamente em smartphones, tablets e demais dispositivos móveis. Do contrário você correrá o risco de que isso impacte negativamente em seu desempenho.
Considero crucial cuidar das características do seu template, da fonte utilizada e da disposição do conteúdo. Lembre-se também de otimizar sua landing page. Ainda não criou uma? As landing pages são ótimas ações dentro da estratégia de marketing. Busque uma ferramenta fácil de utilizar e que não necessite ter conhecimentos em programação ou design (recomendo Lander).
Colocar em forma a lista de cadastrados
Tal como ocorre com o nosso corpo, é imprescindível que nossa lista de assinantes se mantenha limpa. “Deixar rolar” no e-mail marketing equivale automaticamente a piores métricas e consequentemente um menor ROI para sua campanha.
Depois de cada envio, cheque as métricas e em particular os relatórios de rebotes. Preste atenção especialmente nos chamados “rebotados soft” e ajuste suas preferências especificando um limite de rebotes, a partir do qual você deixará de tentar enviar um e-mail a tal destinatário.
Jogar mais com a curiosidade
A curiosidade é o fator número 1 de influência na abertura de um e-mail. É por isso que o assunto pode fazer realmente a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua campanha. Não perca isso de vista antes de clicar em “enviar”.
Desperte a curiosidade de seus cadastrados com um assunto criativo e intrigante! Analise o perfil de seu target, tenha em conta o conteúdo da sua campanha e teste diferentes versões utilizando o Teste A/B.
Recordar o valor de compartilhar
O mundo é melhor quando compartilhamos o que nos passa e o que sentimos. As redes sociais se converteram no canal favorito de todos para compartilhar os acontecimentos importantes de nossa vida.
Tenha a certeza de que o conteúdo de sua campanha responda a seguinte pergunta: minha mensagem ou minha oferta são suficientemente interessantes para que meus assinantes queiram compartilhar? Se a resposta é afirmativa, utilize a Campanha Social para maximizar seu potencial viral integrando-a às redes sociais e adicionando botões às principais delas.
Não perca mais tempo! Que em 2014 você tenha excelentes campanhas de e-mail marketing!