Marketing Digital

22 mai, 2014

Você está difundindo seus conteúdos?

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O Conteúdo é realmente o Rei?

Quantas vezes temos escutado ou lido que é assim? No entanto, frequentemente não se coloca suficiente força na importância da distribuição deste conteúdo que tanto trabalho nos custou para ser gerado. Já se foram os tempos em que as empresas enviavam mensagens unidirecionais e monótonas ao seu público. Gerar mensagens e conteúdo interessante para que nossos assinantes e clientes escolham e desejem recebê-los é a premissa que vem regendo as marcas.

Mas quando realizamos marketing de conteúdos não devemos focar todos nossos esforços somente na produção, sendo também muito importante dedicar tempo e recursos à difusão do que é produzido. De que serve realizar um post excelente se ninguém está ali para vê-lo?

Além disso, se nós viralizarmos nossos conteúdos não somente alcançaremos uma maior credibilidade de marca, mas também aumentaremos as possibilidades de aumentar nossa lista de assinantes ou de ganhar novos clientes.

Dicas para a distribuição de conteúdos

Conheça seu Público

Onde seu target busca informação? Quais sites visitam? Investigue quais são as plataformas que seu mercado objetivo frequenta periodicamente e administre alianças estratégicas de difusão com estes.

Confie nas redes sociais

Estimule seu leitor a compartilhar seu conteúdo em sua rede social favorita. Você aumentará a sua visibilidade e melhorará a geração de novos prospectos e clientes. Para empresas e profissionais sempre é conveniente fazê-lo através de LinkedIn, Twitter e (dependendo da área) no Facebook. O Google+ te ajudará a melhorar seu SEO e o Pinterest te ajudará a ampliar a difusão de seus conteúdos visuais, como imagens e infográficos. Não se esqueça de considerar também outras redes sociais de nicho, que possam chegar a ser relevantes para seu negócio.

Utilize o tom apropriado

Se você decide difundir seus conteúdos em outros meios e publicações, certifique-se de adaptar o título e o tom em que você faz suas mensagens, de forma que o mesmo possa ser ajustado à linha editorial do meio e evitar ser como um spammer da mídia. Neste ponto, você deve também ter cuidado com o publicação automática: existem muitas aplicações para programar e publicar automaticamente seu conteúdo em outros meios, mas se você não adaptar seu tom comunicacional, suas mensagens podem ser vistas como robotizadas. Esta e outras ações te ajudarão a evitar a geração de conteúdo duplicado e assim não irão prejudicar o SEO do seu site ou blog.

Mova-se

Tenha em conta que a utilização de dispositivos móveis vem atravessando um crescimento constante. Você sempre pode utilizar ferramentas como o Google Analytics para confirmar qual porcentagem de seu tráfego chega ao seu site através de um desses dispositivos. Certifique-se de que sua mensagem seja exibida corretamentenos distintos tamanhos de telas!

Procure referências

Gere relações e alianças estratégicas com os referentes de sua indústria ou setor. Um RT ou uma recomendação de um especialista ajudarão a aumentar a exposição do seu material.

Seja visual

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. E mesmo que o marketing de conteúdo não seja exatamente assim, é certo que muita gente se vê mais atraída por uma imagem que por um título criativo. Não deixe de lado esse aspecto do seu conteúdo no momento de difundí-lo! Sites como Facebook e Pinterest serão úteis para destacar a parte visual e ajudarão com que a viralização de seu conteúdo seja vista de outro ângulo. Neste ponto, você pode projetar uma imagem ou utilizar uma fotografia original exclusiva para seu novo conteúdo e publicá-la junto com o link para o seu site.

Utilize o e-mail marketing

Anotou aí? O e-mail marketing é o meio ideal para que seu target tome conhecimento dos seus conteúdos mais recentes, suas ofertas ou as novidades de sua empresa. Você pode segmentar sua lista de cadastrados e enviar a cada pessoa um tipo de conteúdo que lhe seja de maior interesse, de maneira que sintam que essa mensagem se encontre especialmente pensado para eles e aumente seu engagement (ou compromisso) com sua marca. Você também pode aproveitar as vantagens de um newsletter paar difundir entre seus assinantes, através de uma campanha de e-mail marketing, uma seleção dos posts que tiver publicado recentemente no seu blog. Lembre-se que nem todos os interessados em sua informação visitarão seu site cada vez que você publique um conteúdo novo. Você deve informá-los sobre as novidades! Aumente o alcance de sua marca pessoal ou do seu negócio. Busque agora uma ferramenta de e-mail marketing (recomendo Doppler) e comece a gerar mais resultados.

Quais desses conselhos e ferramentas você já utiliza? E você tem tido resultados positivos? Compartilhe sua experiência! Eu quero saber!

E mais! Indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”.