Quando muitos acreditavam que no mundo do e-mail marketing já estava tudo dito, os smartphones e os tablets abriram uma nova dimensão e criaram um novo desafio. Esse texto traz alguns conselhos para não deixar passar esta oportunidade.
O novo magnetismo móvel
Caminhando pelas ruas de qualquer lugar, qualquer um nota facilmente: os telefones celulares têm um poder quase hipnótico. Dentro deste mercado, os smartphones vão ganhando um sólido terreno graças as suas funcionalidades, praticidade e capacidade para conectar-se à Internet. Também devemos destacar a recente revolução dos tablets. Sua grande portabilidade, conectividade e melhor tamanho de tela comparado aos smartphones, fez com eles se tornem uma interessante alternativa de acesso à Internet e conteúdo multimídia.
É por isso que como marketeiros, é imprescindível integrá-los a nossa estratégia de comunicação e garantir que nosso fornecedor de e-mail marketing nos garanta uma correta resolução nesses dispositivos.
Quais são os principais pontos a se ter em conta?
Sua peça deve ser capaz de reproduzir-se corretamente em qualquer dispositivo: PC, notebook, smartphone ou tablet. Isso implica uma série de considerações:
Tamanho da fonte
O paradigma móvel exige o uso de fontes maiores do que aquelas as quais estamos acostumados. Desta forma você garantirá que seu e-mail possa ser lido corretamente nos dispositivos móveis.
Projeto para touch screen
Grande parte dos smartphones e todos os tablets são touch screen. Tenha isso em conta, principalmente na hora de projetar os calls to actions. Por exemplo, empresas como Apple recomendam que tais botões sejam de pelo menos 30 pixels.
Curto e direto
A medida que as pessoas recorrem aos dispositivos móveis para ler seus e-mails, substituindo PCs e notebooks, suas campanhas devem ser cada vez mais sintéticas e diretas para adaptar-se não somente às telas mais pequenas, mas também à menor atenção prestada pelo usuário.
Teste antes de enviar
Antes do envio de seu e-mail, teste sua campanha em distintos dispositivos móveis e sistemas operativos (Apple, Blackberry, Android, Windows Home) para checar como é reproduzida neles.
Site e landing page mobile friendly
Além de sua peça de e-mail, você deve verificar se seu site e as landing pages podem ser reproduzidos corretamente em todos os dispositivos.
Analise os resultados
Como sempre, depois de cada campanha, é importante que você analise suas métricas. Confira qual porcentagem dos usuários lê seu e-mail em um dispositivo móvel e como eles respondem a essa leitura (taxa de abertura, CTR, conversões, etc). Há ferramentas com poderosos relatórios para medir os resultados de suas campanhas (recomendo Doppler).
Conselhos finais
Busque ferramentas de e-mail marketing (recomendo Doppler) com formulários Simples e Duplo Opt-in, além de serem 100% personalizáveis. Também indico o download gratuito do simples e objetivo e-book “O ABC do E-mail Marketing”!
Não otimizar o conteúdo para dispositivos móveis é o maior erro que você pode cometer em suas campanhas. A próxima vez que você pegar seu smartphone, comprove você mesmo como funcionam os e-mails promocionais que você recebe e comece a incorporar a estratégia móvel em sua campanha.
E você tem algum outro conselho para dar? Espero seus comentários!