Marketing Digital

20 mar, 2014

5 chaves para projetar formulários de cadastro de sucesso

Publicidade

O formulário de cadastro é a porta de entrada à sua campanha de e-mail marketing e por isso, uma oportunidade única para que seus conteúdos e promoções cheguem de maneira direta à caixa de e-mail do seu público objetivo.

A seguir dou a vocês cinco conselhos-chave para aproveitar ao máximo esta ferramenta e enriquecer a sua lista. Não perca!

cover10

Quais aspectos devemos ter em conta?

Um dos pontos fundamentais do e-mail marketing é contar com uma lista de cadastrados sólida em relação a quantidade e qualidade dos contatos.

Para alcançar essa premissa é importante que tenhamos uma atitude pró-ativa e flexível para estimular o público a tomar a decisão de cadastrar-se em nossa campanha.

O design de nosso formulário de cadastro determinará muitas vezes o alcance de nossa campanha. Anote os seguintes conselhos:

1. Campos do Formulário: menos é mais

A tentação é grande. Uma pessoa, atraída por nosso conteúdo ou por nossas ofertas, decide cadastrar-se ao nosso newsletter. Qual a melhor oportunidade para indagar toda a informação que podemos? Endereço, telefone, signo, cor dos olhos e até grupo sanguíneo. Não cometa esse erro! Nessa etapa da relação com o nosso (ainda) potencial assinante existe uma linha muito fina entre o cadastro e o abandono. Procure não solicitar dados personais em excesso. Vá de baixo para cima à medida que progresse a relação com o cliente, assim você poderá ir indagando maiores dados e adaptando sua oferta a eles. Recomendo solicitar somente nome, sobrenome e e-mail. Alguma ferramentas de e-mail marketing, como Doppler, fornecem um detalhe do perfil demográfico e a atividade de seus assinantes após o envio da campanha. Desta forma você poderá acessar mais informação sobre o perfil dos seus clientes. Não deixe de aproveitar!

2. Conte a eles de que se trata

Ninguém deixará um e-mail pra você caso não dê a indicação com clareza sobre que tipo de informação ele receberá em sua caixa de entrada. Não dê espaço para ambiguidades. Seja claro e preciso sobre qual é o benefício que eles obterão por cadastrar-se em sua campanha.

3. Ofereça um incentivo

Uma grande quantidade de e-mails satura nossas caixas de entrada diariamente. É por isso que as pessoas evitam cadastrar-se em campanhas se não recebem uma proposta de valor relevante em troca. Descontos especiais? Conteúdos exclusivos? Ofereça algo que realmente convide o usuário a se cadastrar em sua campanha.

4. Destaque a visibilidade do seu formulário

Não deixe a sua campanha para o lugar mais escondido e esquecido do seu site. Atribua um lugar de preferência para estimular cadastros e certifique-se de que tudo o que busquem saibam onde encontrar.

5. Coloque seu próprio selo

Seja original, aplique sua criatividade ao máximo, estimule a curiosidade e inclua um claro CTA. Converta um simples leitor em assinante!

Busque ferramentas de e-mail marketing (recomendo Doppler) com formulários simples e duplo Opt-in, além de serem 100% personalizáveis. E mais, indico o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”.

Bom, isso é tudo! Quais outros conselhos você pode contribuir com base em sua experiência própria? Deixe de lado a timidez e compartilhe seu conhecimento comigo!