/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento
PHP

5 projetos PHP não convencionais

PorRodrigo "pokemaobr" Cardoso em

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na web, seja para a criação de websites, para grandes sistemas ou APIs. Porém, tem bastante gente fazendo coisas não triviais com o PHP, e nesse artigo irei falar um pouco sobre projetos em PHP que não são específicos para a Web.

PHP-FFMpeg

O PHP-FFMpeg consiste em uma biblioteca para conversão e manipulação de vídeos/áudios utilizando PHP orientado a objetos com FFmpeg/AVConv. Você consegue converter os vídeos para diversos formatos, manipular a velocidade de exibição, resolução, número de canais de áudio e outras coisas.

Geocoder

Ultimamente é muito comum fazermos projetos que envolvem geolocalização, e existem várias fontes de dados geográficos. Essa biblioteca funciona como uma camada de abstração, onde você pode plugar diferentes fontes de dados geográficos (Google Maps, etc) e interagir com os mesmos, através de uma única biblioteca.

PHP-PM

O PHP-PM é um gerenciador de processos, um supercharger e um load balancer escrito em PHP. Baseado no ReactPHP, ele consiste em eliminar o custoso bootstrap do PHP e o bootstrap dos frameworks cheios de recursos, gerando várias instâncias do PHP como bootstraping da sua aplicação, mantendo-as em memória para estar preparada para cada requisição que sua aplicação receber.

PHPlata

Uma criptomoeda brasileira, escrita em PHP. Um dos desafios propostos ao Gabriel Couto durante a curadoria do PHP Experience 2018 foi explicar os conceitos de blockchain para a comunidade de PHP. E ele fez isso muito bem, criando uma criptomoeda em PHP e explicando todos os conceitos em que se baseiam a criação dessa criptomoeda.

PHP-Parser

O PHP parser nada mais é do que um parser para PHP escrito em PHP. Entre as principais funcionalidades da biblioteca, temos: parsear código PHP 5 e PHP 7 em uma árvore abstrata de sintaxe (abstract syntax tree – AST); exibir a AST em uma forma legível para humanos; converter a AST em código PHP; converter a AST em JSON, etc.

Bem, por hoje é só. Espero que esses projetos ajudem vocês a realizarem tarefas diferentes de apenas projetos web com o PHP.

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: