Back-End

29 mar, 2016

Xamarin.Forms – Olá Mundo – Criando sua primeira aplicação (Android) no VS 2015 Community com C# – Parte 01

Publicidade

No artigo de hoje vou criar nossa primeira aplicação Xamarin.Forms, usando o Visual Studio e a linguagem C#, analisando a estrutura da aplicação.

O Xamarin.Forms, lançado em 2014, é uma plataforma que roda no Xamarin e foi originalmente criada como um kit de ferramentas UI que permite aos desenvolvedores criar facilmente interfaces de usuário que podem ser compartilhadas entre Android, iOS e Windows Phone.

O Xamarin.Forms foi escrito na linguagem C# e permite a prototipagem rápida de aplicações que podem evoluir ao longo do tempo para aplicações complexas. Como os aplicativos Xamarin.Forms são aplicativos nativos, eles não têm as limitações de outros kits de ferramentas.

Usando a API Xamarin.Forms, você pode criar uma única base de código para sua interface de usuário e a plataforma Xamarin irá traduzi-lo automaticamente para os elementos de interface do usuário nativo para cada plataforma que você está alvejando.

Neste artigo vamos criar nossa primeira aplicação Xamarin.Forms e podemos fazer isso no Visual Studio (2012 em diante) ou no Xamarim Studio. Vamos usar neste artigo o Visual Studio 2015 Community.

Nota: Se você usar o Xamarin Studio, somente serão criados os projetos para Android e para iOS (se você tiver um Mac).

Requisitos:

Criando uma aplicação Xamarin.Forms no Visual Studio – AloMundo

Abra o Visual Studio Community 2015 e clique em New Project. Depois selecione Visual C#, o template Cross Plataform e, a seguir, Blank App (Xamarin.Forms Portable).

Nota: A opção Portable (Portable Class Library – PCL) inclui todo o código comum em uma biblioteca de vínculo dinâmico (DLL) que pode, então, ser referenciada a partir de outros projetos.

xam_forms30

Ao clicar no botão OK, será criada uma solução contendo quatro projetos:

  • 1 projeto Comum contendo a maior parte do código da aplicação: App1.AloMundo
  • 1 projeto para plataforma Android: App1.AloMundo.Droid
  • 1 projeto para plataforma iOS: App1.AloMundo.iOS
  • 1 projeto para plataforma Windows Phone: App1.AloMundo.WinPhone

xam_forms32

Como não tenho um Mac (ainda), a compilação e testes da aplicação ficarão prejudicadas; por isso vou remover o projeto iOS da solução criada. Para isso, clique com o botão sobre o projeto e, a seguir, clique em Remove.

Antes de continuar, vamos verificar se as configurações de cada projeto estão corretas. No menu, Build clique em Configuration Manager:

xam_forms35

Na coluna Build, todos os projetos devem estar marcados. Na coluna Deploy, os projetos para Android e Windows Phone devem estar marcados.

Na coluna Plataform, os projetos AloMundo e AloMundo.Droid devem estar marcados como Any CPU, que é a única opção. No projeto para Windows Phone podemos escolher a opção x86, se formos usar um emulador de tela, ARM se estivermos fazendo o deploy para um dispositivo físico ou Any CPU para fazer o deploy para ambos (o VS irá gerar o mesmo código).

Nota: Para o projeto iOS, que excluímos, poderíamos escolher o iPhone ou IPhoneSimulator.

Abrindo a janela de propriedades para a solução, verifique se os projetos App1.AloMundo.Droid e App1.AloMundo.WinPhone possuem uma dependência do projeto App1.AloMundo:

xam_forms36

Neste artigo, eu vou dar ênfase no desenvolvimento para o Android e, por este motivo, não vou me ater ao projeto Windows Phone (em artigos futuros eu pretendo abordar o Windows Phone).

Antes de rodar o projeto e ver o resultado em um emulador do Android, vamos verificar as propriedades do projeto Android. Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto e, a seguir, em Properties.

Vamos definir para a aplicação Android (guia Application) a versão da API do Android que vamos usar no projeto, a versão mínima e a versão alvo do Android.

No projeto exemplo eu escolhi a opção: API Level 15 (Xamarin.Android v4.0.3 Support) que dá suporte ao emulador que eu vou usar para exibir a aplicação Android.

xam_forms37

Agora clique com o botão direito do mouse sobre o projeto Android e, a seguir, em Set As Startup Project. Será executado o código do projeto App1.AloMundo no método App(), conforme mostra o código a seguir:

xam_forms38

Então, deveremos visualizar uma Label, em um StackLayout, com o texto: “Bem-vindo ao Xamarin Forms!” centralizado.

Resta verificar o emulador que vamos usar e clicar no botão para Debugar o projeto que esteja rodando o mesmo no emulador escolhido:

xam_forms39

O emulador será aberto e após alguns minutos (o primeiro deploy demora um pouco) teremos o seguinte resultado:

xam_forms3a

Na continuação do artigo vamos incrementar a nossa aplicação criando uma página XAML e incluindo alguns controles e analisando o seu comportamento no emulador.