Gerência de Projetos Dev & TI

4 abr, 2007

Quando a pressão vira opressão…

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Família, finanças, trabalho, profissão, relacionamentos, rotina… quem nunca teve algum problema com alguma destas palavras descritas que atire o mouse!

O ser humano precisa constantemente estar quebrando paradigmas e rotinas no decorrer da vida, e uma das principais dificuldades para que seja quebrada esta rotina é a área profissional. As suas responsabilidades inerentes permeiam o dia-a-dia de todos os profissionais, seja com família, estudos e principalmente com trabalho.

O problema é quando esta força externa de um corpo, chamada pressão, se torna algo enfadado, e que possa trazer um “stress” excessivo dentro de uma organização, no sentido de ambientação de trabalho. Ou seja, quando a ambientação e relacionamentos hierárquicos se tornam opressivos, ao inves de usar a pressão para potencializar as qualidades do indivíduo e satisfazer o andamento de metas da empresa.

De acordo com o dicionário:

  • Pressãoato ou efeito de apertar ou de comprimir; força que atua sobre uma superfície;
  • Opressãoato ou efeito de oprimir; dificuldade de respirar; estado de sufocação; abatimento de forças; vexame; coação, pressão moral; jugo, tirania;

A pressão de chefes para funcionários precisa ser sadia, de acordo com métricas propostas, para trazer uma organização de trabalhos, pois sem estas métricas e padronização poderá haver desordem dentro da localidade.

O que não pode existir é uma soberba, um excesso de pressão, para que esta mesma pressão não se torne uma opressão por parte dos superiores para com os funcionários. De acordo com o artigo escrito anteriormente, Alta Produtividade Markempresarial, ainda existe “chefes” que são comparados com “coronéis” fazendo de seus funcionários, “peões de obra” para o desenvolvimento de suas atividades diárias.

Então o que fazer para que possa existir uma harmonização entre chefe-funcionário, usando a pressão organizacional, e um crescimento da auto-estima do funcionário, fazendo com que ele invista e vista a camisa da empresa?

Chefe – Em primeiro lugar o responsável pelo funcionário precisa saber distinguir entre seu poder de hierarquia funcional e excesso deste mesmo poder. A partir do momento que o chefe passa do limite que está proposto para exercer, ele está derrubando a barreira de pressão e oprimindo seu respectivo funcionário.

Muitos chefes usam de sua posição para muitas vezes explorar o funcionário, mas não trazendo com isso um relacionamento saudável entre ambos. Lembre-se:

1-

O verdadeiro líder usa o exemplo como imposição!

2-

Se você precisa mostrar é porque você ainda não é!

É preciso saber dividir, saber também, em alguns casos, ceder e investir para que o funcionário se sinta apto a estar dando passos mais sérios dentro da organização.

Funcionário – Muitos funcionários não sabem discernir entre relacionamento e profissão, e acabam por misturar isto dentro da organização. O funcionário precisa ganhar a confiança de seu superior, mas não somente sendo um “bom camarada” com o mesmo, mas também mostrando força de trabalho, agilidade, e compromisso com a empresa.

E para que este compromisso aconteceça é necessário muitas vezes paciência, mas também imposição de suas qualidades para que seu superior possa observá-lo de maneira mais ampla, as funções que lhe foram outorgadas.

Não esquecendo que conversar é o melhor tratamento de possíveis erros.

É necessário existir uma diferenciação entre pressão e opressão, tanto por parte do líder, chefe, quanto pelo funcionário.

Mas com certeza a pessoa que precisa observar mais este sentido é o chefe, pois por ele estar em uma posição com mais vantagens, ele precisa saber dividir estes dois assuntos. Pois com certeza cobrar é muito mais fácil do que ser cobrado, ainda mais quando se estar em posição superior.