Carreira Dev

1 out, 2007

Campanhas 3D para o mercado publicitário

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No artigo que escrevi sobre as gerações da Web, na parte final, deixei uma carta branca para todos os usuários opinarem sobre qual o futuro da web, ou seja, qual será o próximo formato de geração da web em que nós estamos.

A Web 2.0 está mais forte do que nunca, trazendo uma miscelânia de informações para que todos possam ter acesso e fazer parte diretamente do que rola na rede de partilha de usuários. A Internet. A Web 2.0 está sendo um marco e mais do que nunca o mercado de CG está fomentando o crescimento tecnológico e artístico para os formatos 3D para o mercado publiciário, seja online ou offline. E este é apenas um dos itens do mercado: A Web, que não pára de crescer!

Há pouco tempo atrás foi lançado o jogo online, da Chevrolet, da campanha Prisma. Um jogo totalmente dinâmico e que usufruia de um maior contato entre marca e usuário. Uma implementação forte de trabalho de marca, de atribuição de valor a marca Chevrolet e trazendo com isso um bom retorno para os produtos (carros) com o selo Prisma.

Se você é do caso em que está vendo um filme de animação 3D no cinema e a todo momento os seus olhos estão visualizando, de forma crítica, cada detalhe da cena, você pode ser considerado um amante do mercado 3D.

Mas como um formato 3D pode se destacar no mercado publicitário, qual o diferencial?

Antigamente, quando os primeiros filmes em 3D estavam sendo desenvolvidos, como por exemplo Toy Story, não existia uma concorrência, ou mesmo, uma exigência para este mercado que era novo e que se destacava entre os filmes 2D mais usuais da época.

Com a popularidade do mercado 3D, novos artistas e novas produtoras mundiais foram aparecendo para pegar esta imensa fatia de mercado CG mundial. O diferencial agora será o conceito, o roteiro, a estória do filme…

Analogamente este pensamento se afirma no mercado publicitário. Hoje existem vários artistas como também várias produtoras, e todos com uma grande probabilidade de fazerem bons trabalhos artísticos no formato 3D. O diferencial será o roteiro passado da agência para a produtora que irá desenvolver aquela campanha, ou seja, todo o planejamento e estratégia adotados pela agência para serem entregues para a produtora desenvolvedora do filme 3D.

Pensem… por que o filme Final Fantasy: The Spirits, que era totalmente em CG realista, não fez tanto sucesso como Procurando Nemo, Carros e Ratatoulle? Justamente pelo enredo, da história desenvolvida no filme!

Mercado publicitário, o Brasil tem de sobra. Portfólio com bons trabalhos em CG idem. O que vai fazer o trabalho ter uma grande relevância para o meio será o diferencial do planejamento e estratégia adotados.