Podemos definir transformação digital como “o uso da tecnologia digital para que os processos se tornem mais ágeis e consigam entregar maior eficiência”. E, de fato esse conceito ganhou um peso ainda maior, durante e agora, pós pandemia da COVID-19. Nunca o relacionamento entre as pessoas foi tão importante e valorizado. A pandemia provocou uma verdadeira revolução no relacionamento entre companhias e pessoas e o foco nos desejos do consumidor ganhou protagonismo absoluto.
Mas, e o integrador? Quais são os seus principais desafios nesse cenário de transformação digital?
1. Executar uma estratégia de crescimento assertiva
O setor de serviços de TI vem experimentando uma recuperação gradativa. A Forrester divulgou recentemente um relatório detalhando os aspectos de crescimento mais rápido do mercado global de tecnologia, com software e serviços de TI previstos para mostrar os maiores ganhos no próximo ano. De acordo com as previsões da Forrester, o software crescerá 10,5% em 2022 e os serviços de TI deverão ter um aumento de 6,8%.
2. Como se manter competitivo?
É um momento propício para ampliar o portfólio com novas ofertas de serviços. O que vem pela frente em relação as exigências de transformação digital futuras, requer diferenciais de clientes cada vez mais exigentes. Nunca, SERVIR, foi tão importante e isso engloba estar pronto para discutir estratégias de negócios e oferecer mais conhecimento em relação a experiência do cliente. Os CIOs querem e precisam de visão comercial + tecnologia na transição para operações digitais.
3. Construindo um time multidisciplinar
O integrador precisa se reinventar, pois a transformação digital traz desafios para as empresas desse segmento e exige conhecimento de novas tecnologias como Internet das Coisas – IoT, sistemas analíticos de dados, Inteligência Artificial entre outros cenários e tendências que estão sendo adotadas pelas organizações.
4. Estratégia para jornada digital
Os serviços tradicionais de TI já não brilham os olhos, afinal com a migração de muitas aplicações para nuvem e novos modelos de negócios, que já nascem suportados por plataformas digitais, o integrador precisa ter além dos serviços convencionais, estratégias para conduzir também uma jornada digital.