A possibilidade de contar com a ajuda da tecnologia, desde as tarefas mais simples, até as mais complexas, facilita bastante as atividades dos colaboradores nas organizações. Desse modo, na era da personalização dos produtos e serviços, devido à grande variedade de opções, da conectividade como forma de superar a distância física, em que a Inteligência Artificial (AI) é usada para automatizar tarefas, as empresas ganham em termos de produtividade, devido à união de tecnologias como a AI aliada a bancos de dados.
Máquinas deixaram de ser apenas estações de manufatura para se tornarem sistemas cada vez mais automatizados que produzem, interpretam, fazem a previsão e entregam. Com a evolução de novas tecnologias, temos dados sempre disponíveis, computação em nuvem, gerenciamento de segurança e Internet das Coisas, levando novas possibilidades produtivas, as quais nos fizeram mudar a forma como interagimos com a tecnologia, já que estamos rodeados de dispositivos.
Com o surgimento da Internet das Coisas (IoT), a comunicação entre máquinas, sistemas, dispositivos e pessoas tornou a autonomia do sistema e o monitoramento geral das ações muito mais real, fornecendo informações cada vez mais confiáveis, com recursos totalmente utilizados. Essas vantagens levam as empresas a investir mais em tecnologia. Segundo pesquisa “Agenda 2022”, feita pela Deloitte, 9 de cada 10 empresas vão aumentar ou manter os investimentos em inovação tecnológica.
No entanto, adaptar-se a este processo e colher seus benefícios requer enfrentar alguns desafios. Os administradores podem questionar a implementação de ferramentas técnicas e o investimento nesses recursos. Outro ponto fundamental é treinar os funcionários para acompanhar a inovação. Algumas organizações podem lutar para serem mais flexíveis na implementação de suas tecnologias, porque têm uma abordagem mais resistente à mudança; em outras palavras, para uma empresa fazer parte da transformação digital, ela deve estar conectada à inovação. As organizações precisam considerar seu espírito empreendedor e como essa iniciativa responderá aos novos resultados ou adotará um modelo operacional de startup.
O digital não é apenas estratégico, mas a velocidade de movimento é constante. Para que a transformação digital realmente aconteça, precisamos contar com a experimentação. Os funcionários devem ser encorajados a mudar de ideia e sugerir mudanças. Criamos, desenvolvemos, executamos, medimos, mas principalmente erramos para melhorar nossos processos.
Liderar essa mudança significa colocar o digital no centro de tudo, desde a tomada de decisões até novos canais de venda, novas campanhas e estratégias de relacionamento com o cliente. O digital não é mais sobre negócios; agora, os negócios que estão sobre o universo digital. Independente do setor, as empresas precisam estar conectadas ao mundo da transformação digital, e essa conexão vai além do papel essencial das redes sociais e aplicativos.
Sua empresa pode fazer tudo na nuvem, máquinas avançadas e uma infinidade de ferramentas digitais, sendo assim, a transformação digital não é um objetivo, mas uma forma de levar uma organização ao patamar de uma empresa moderna. O objetivo desse processo é aumentar a produtividade, consolidar e eliminar etapas, simplificar processos e atender melhor a cadeia produtiva. A transformação digital já é uma realidade para muitos, por isso é imprescindível se preparar para o futuro com essa inovação. Por isso, conte com quem pode acompanhá-lo em sua jornada digital 360o, fazendo parceria com os maiores fabricantes do mundo para fornecer as melhores soluções técnicas, por meio de atendimento personalizado e trabalho de consultoria.