.NET

11 abr, 2013

VB.NET – Criando um projeto para distribuição com o Crystal Reports

Publicidade

Hoje veremos como criar um projeto para distribuir uma aplicação VB .NET que utiliza o Crystal Reports usando o Visual Studio 2010.

Após o desenvolvimento de qualquer aplicação, a próxima tarefa é a distribuição do aplicativo e sua implantação nos usuários finais. O Visual Studio possui um módulo interno de instalação e implantação para a criação de pacotes de instalação.

Neste artigo, vou mostrar como criar o seu próprio pacote de instalação, que deve ser capaz de instalar o aplicativo de exemplo em qualquer computador com Windows. O nosso aplicativo exemplo é um projeto Windows Forms, que carrega um arquivo de relatório do Cristal Reports. Ao final deste artigo, você deve ser capaz de implantar o projeto de exemplo, o Microsoft. NET Framework e Runtime Crystal Report na máquina de destino.

Como o objetivo do artigo não é mostrar como criar relatórios com o Crystal Reports, eu vou partir de um projeto VB .NET que já possui um relatório criado usando essa ferramenta. Se você desejar criar o relatório passo a passo veja como fazer isso neste artigo.

Abra o Visual Studio 2010 e no menu File clique em New Project e selecione o template Windows Forms informando o nome VBNET_Crystal.

A seguir, crie um relatório usando o Crystal Reports, conforme as instruções do artigo citado acima. Com o projeto completo e testado, estamos prontos para a distribuição do mesmo aos usuários.

Criando o projeto para distribuição da aplicação

No menu File, clique em Add -> New Project. Na janela Add New Project clique em Other Project Types e a seguir em Setup and Deployment.

Depois, clique em Visual Studio Installer e selecione Setup Project informando um nome sugestivo. Eu vou aceitar o nome padrão Setup1.

Clique no botão OK:

vbn_stp12

Será criado um novo projeto na solução com o nome Setup1, conforme figura abaixo:

vbn_stp13

Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto Setup1. A seguir, clique em Add -> File:

vbn_stp14

Localize os arquivos do Crystal Reports e o arquivo .EXE da aplicação – eles devem estar no projeto na pasta \bin\Release.

O exemplo mostra a pasta \bin\Debug, pois é apenas um demo, mas a distribuição final deve ser uma versão Release.

vbn_stp15

Os arquivos deverão ser adicionados ao projeto Setup, conforme mostrado a seguir:

vbn_stp16

Clique agora com o botão direito do mouse sobre projeto Setup1 e, a seguir, clique em Properties:

vbn_stp17

 

Na janela Property Pages clique no botão Prerequisites:

Na janela Prerequisites marque as seguinte opções:

  • Microsoft .NET Framework 4 (x86 and 64);
  • Windows Installer 3.1;
  • Microsoft Visual Studio 2010 Report Viewer;
  • SAP Crystal Reports RunTime Engine for .NET Framework 4.0.

vbn_stp18

Marque também a opção: download prerequisites from the component vendor’s web site

Clique no botão OK. Para adicionar o atalho menu do programa, clique com o botão direito sobre o arquivo EXE e a seguir clique em “Create ShortCut to…” no menu de contexto.

vbn_stp19

A seguir, arraste e solte o atalho criado para a pasta “User´s Programs Menu”:

vbn_stp1a

Agora, clique no menu Build -> Build Solution para criar o pacote de instalação.

Na pasta do projeto, copie todos os arquivos localizados em bin\Release (ou \bin\Debug para o nosso caso) para um CD ou drive USB. Para testar o projeto clique em Setup.exe.

Os pacotes necessários ao funcionamento da aplicação com o Crystal Report serão baixados e instalados a partir do site do distribuidor do Crystal a empresa SAP.

Aguarde em breve mais artigos sobre o Crystal Reports.

Pegue o projeto completo aqui: VBNET_Crystal.zip