.NET

20 mai, 2010

O poder das redes sociais no ambiente corporativo

Publicidade

O uso de mídias sociais, como o Twitter, vem ganhando força dia após dia e alcançando inclusive figuras polêmicas, como o presidente da Venezuela. Semana passada, Hugo Chávez, em primeira mão, informou à população de seu país pelo microblog que uma plataforma de gás natural afundara no Caribe.
 
Se até o nosso vizinho venezuelano, que é avesso às novidades vindas do norte se rendeu ao poder mobilizador gerado nas redes sociais, o que impede a sua empresa de se desenvolver nessa nova realidade?

Primeiramente, precisamos ter em mente que mídias sociais e redes sociais não são a mesma coisa. A primeira é somente uma categoria da última. Sendo assim, sites como Facebook, Orkut e LinkedIn são exemplos de redes sociais. Já o Twitter e o YouTube são exemplos de mídias digitais.
 
Existe hoje um frenesi acerca das redes sociais e da sua efetividade como uma nova fronteira a desenvolver negócios. Entretanto, antes de nos aventurarmos a entrar no que muitos acreditam ser um novo mundo a ser desbravado, vale lembrar que o homem sempre se organizou em grupos, sejam eles religiosos, políticos, de trabalho ou lazer.
 
Com a internet se tornando cada vez mais colaborativa, os ambientes de encontro entre as pessoas foram naturalmente migrando para ambientes virtuais, onde o armazenamento de informações e as facilidades de acesso as tornaram o espaço ideal para o desenvolvimento dos mais diversos grupos de interesses.
 
Hoje em dia, aplicativos baseados na internet, como a plataforma colaborativa de trabalho Sharepoint, e a de CRM, SalesForce, ganham cada vez mais popularidade. Inclusive, já é percebido o aumento do uso de portais de relacionamento desenvolvidos exclusivamente para o estreitamento das relações entre colaboradores e empresas parceiras.
 
As corporações que tomam a dianteira ao propiciar para os seus parceiros um ambiente adequado e eficiente conseguem fermentar novas idéias constantemente, além de facilitarem a transferência de informações e diminuírem os ruídos de comunicação.
 
Enfim, redes sociais não são novidades, elas sempre existiram e sempre estarão por aí. O que muda são os ambientes em que elas se encontram.  Cabe agora a você, gestor, desenvolver os ambientes em que a sua empresa crescerá.