Estando ligado à tecnologia e lidando com inovação e empreendedorismo no meu dia a dia, e sendo Tricolor de Coração, não pude deixar de notar as semelhanças entre o que a torcida fez neste fim de 2009 e os conceitos de web 2.0 – daí nasceu o Tricolor 2.0.
Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva. Tim O’Reilly.
O Tricolor 2.0 torce no estádio, é participativo, e, ao mesmo tempo que preserva a sua individualidade, é capaz de compor a unidade, as torcidas organizadas unidas, a integração da Legião, a volta das famílias Tricolores para o Maracanã. Tudo isso resultou no “Milagre da Salvação”. O conteúdo gerado pela torcida foi surpreendente e resultou no show que o mundo viu. Esse fenômeno só é possível quando há participação da comunidade.
Um dos conceitos mais importantes da web 2.0, que fica claro no Tricolor 2.0, é o “Beta perpétuo”, os cantos, os mosaicos, as festas, as mensagens e tudo mais são renovados, aprimorados e reinventados a cada jogo. A torcida está ativa e participante, e cada um dos Tricolores foi responsável pelas festas que foram vistas no Maracanã nos jogos do Flu. As atividades eram abertas, ou seja, qualquer Tricolor podia participar. O contato com a mídia, que outrora era complicado, ficou cordial, as notícias do Flu eram positivas e o Fluminense foi apresentado como ele realmente é: a cara da sua torcida. A imprensa, de uma forma unânime, se referiu ao espetáculo que os Tricolores deram como algo nunca visto antes, uma demonstração inequívoca de amor e participação. Afinal o conceito do 2.0 é isso: não basta gostar, tem que se comprometer, se apaixonar e participar.
O compartilhamento e a interatividade são os pilares da web 2.0. E o Tricolor 2.0? A cada jogo interagiu de forma diferente com o time, mandou recado pela arquibancada, escreveu mensagens, cobrou quando era necessário, incentivou quando foi preciso, amparou nos momentos difíceis e vibrou nas alegrias. Algum incauto pode achar que toda torcida faz a mesma coisa, entretanto a diferença está na forma e na intensidade: só quem viu os mosaicos, quem esteve na Noite do Galeão, quem viu o show dos balões, quem acompanhou a procissão junto ao time no caminho do Maracanã na partida contra a LDU, quem cantou, quem sofreu, quem vibrou sabe do que estamos falando aqui. A resposta dada pelo time que se comunicou e interagiu com a torcida, com mensagens, com vídeos e, o principal, com o orgulho de vestir o manto Tricolor.
A torcida do Flu resgatou valores centenários, será que alguém duvida do grau de inovação e de empreendedorismo da “start up” Fluminense do início do século XX? Estes valores foram trazidos à tona em 2009, a torcida inovou na forma, empreendeu nas ações e, sobretudo, reapaixonou-se pelo “clube de glórias e vitórias mil”.
Que o Tricolor 2.0 se reinvente e inove em 2010, participe e compartilhe, e que, sobretudo, seja um ano melhor e de muitas conquistas Tricolores, todas elas comemoradas apaixonadamente por esta torcida maravilhosa.