Olá pessoal, como vão?
Hoje estudaremos um recurso de desenvolvimento simples, porém muito útil em grandes projetos em Flash.
1º Passo:
Crie um novo filme e, no centro do palco, crie qualquer forma (no exemplo, utilizo a logomarca iMasters), selecione sua forma e, pressionando o botão F8, escolha a opção MovieClip
Com Esse processo, você está convertendo o seu objeto em MovieClip.
2º Passo:
Com o MovieClip selecionado, pressione o botão F9 (este procedimento irá abrir o painel de ações). Copie e cole as ações abaixo:
onClipEvent (load) {
_x = 0;
_y = 0;
speed = 5;
}
onClipEvent (enterFrame) {
endX = _root._xmouse;
endY = _root._ymouse;
_x += (endX-_x)/speed;
_y += (endY-_y)/speed;
}
3: Passo:
Pronto, nosso efeito já está criado, agora iremos entender o código:
onClipEvent (load) {
_x = 0;
_y = 0;
speed = 5;
}
Estamos informando ao Flash as cordenadas do nosso MovieClip, (x,y) que, estando nos valores “0”, se alinham no canto superior e esquerdo do seu filme. Em “Speed” estamos indicando a velocidade na resposta do movimento. Essa função é que irá definir o atraso do objeto ao seguir o mouse. Quanto mais alto o valor, mais atraso. Quando mais baixo, mais instantâneo é o movimento do MovieClip
onClipEvent (enterFrame) {
endX = _root._xmouse;
endY = _root._ymouse;
_x += (endX-_x)/speed;
_y += (endY-_y)/speed;
}
onClipEvent (enterFrame) – Esta indicando ao flash que o efeito esta acontecendo[/cor4]
endX = _root._xmouse;
endY = _root._ymouse;
Estamos indicando o trajeto final do MovieClip, que são os mesmos pontos cardinais do seu cursor do mouse
_x += (endX-_x)/speed;
_y += (endY-_y)/speed;
Agora estamos buscando a localização do MovieClip e dividindo seu movimento pela Speed criada anteriormente. É essa função que vai causar o movimento inicialmente desacelerado e irá seguir o mouse com um certo delay de tempo.
Abaixo o link da versão final para download:
Pronto pessoal, um efeito rápido de criar, simples de desenvolver, mas que pode agregar um valor de design a mais ao seu projeto.
Um grande abraço!