DevSecOps

17 jan, 2014

Entrevista: o uso do 3D na web

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Hoje conversamos com o instrutor de produções 3D da Impacta, Alexandre Fernandes, que deu algumas dicas para quem quer aproveitar a tecnologia tridimensional em seus websites e apps. Veja a entrevista na íntegra:

Qual a melhor forma de se usar o recurso 3D em sites?

AF: Sites em 3D conquistam consumidores e geram novos empregos. Esta tecnologia proporciona grandes oportunidades de trabalho a jovens talentos que, antes mesmo de concluírem seus estudos, já são disputados por muitas empresas de web, pois os benefícios que a tecnologia 3D oferece são muito diversificados. Os recursos de uma ferramenta de 3D podem proporcionar grande interatividade com o usuário final e a cada dia que se passa a tecnologia 3D esta se tornando parte da nossa realidade, uma tendência que veio para ficar.

Por que a tecnologia tem chamado tanta atenção nos últimos anos?

AF: Porque é uma tecnologia que chega o mais próxima da realidade: Na manufatura é indispensável para a empresa que necessita demonstrar o seu produto antes que ele de fato entre em linha de produção; Na arquitetura somos capazes de construir virtualmente com alto grau de realismo, podendo atender os mais diversos tipos de projetos; No cinema é possível substituir o ator em uma cena de risco, e fazer com que nessa mesma cena o telespectador sinta a mesma emoção de uma situação real. Na medicina muito utilizada na sala de aula como vídeo educativo, em congressos como vídeo comercial. Em games pode promover toda a interatividade, fazendo com que o jogador seja parte do contexto.

O que é preciso para dominar a tecnologia 3D?

AF: A escolha de aprender um determinado programa depende do que você deseja fazer. Caso o seu foco seja uma organização especifica, sugiro que entenda qual o segmento que essa empresa atua. Então, defina bem o seu objetivo e vá em frente! Geralmente conhecer o programa mais popular e posteriormente se aprofundar em outras ferramentas é um caminho mais comum. Uma dica é sempre estar alerta para as novas tecnologias, pois elas podem facilitar o processo de desenvolvimento de um projeto.

Qual o maior pecado cometido por quem desenvolve sites ou apps e usa tecnologia 3D?

AF: Acredito que o maior pecado de uma empresa que desenvolve um site em 3D é não disponibilizar recursos de navegação que atenda a maior parte de browsers.

Em que casos é indicado ou não o uso de 3D?

AF: Indicado para minimizar custos de produção e execução de projetos e apresentação de ideias. É muito difícil apontar onde o 3D não seria indicado, pois com os recursos tecnológicos oferecidos torna muito fácil se render as praticidades de um programa de 3D.

Quais são as melhores e mais modernas ferramentas de produção de recursos 3D?

Divisão por Área – Maquete Eletrônica. A seguir vamos começar a explorar a área de maquete eletrônica. Os serviços de maquete eletrônica e humanização de plantas são mais requisitados e estão em constante evolução. Então, nunca é tarde para entrar nesta área. Quem deseja entrar, deve gostar da área de arquitetura / construção civil, desenho / design de interiores e estar sedento para sempre aprender e executar os serviços em um prazos extremamente curtos. Um desafio constante e motivador!

Por onde começar?
Básico, comesse hoje pelo popular “básicão”, para aprender e então entrar em um mercado mais amplo. Por exemplo, oferecer serviços ou ter o conhecimento e currículo necessário para entrar em empresas que necessitam de profissionais que conheçam os softwares mais utilizados no mercado. O software AutoCAD e o 3DS MAX são bem populares e possuem um boa integração para a construção de maquetes eletrônicas.

Aprender um programa conhecido e utilizado no mercado.

Para quem deseja produzir cenários internos e externos, pode tranquilamente utilizar apenas o AutoCAD! Sim, com ele você pode criar, desde plantas baixas até o modelo 3d arquitetônico, inserir os materiais nos objetos e paredes do cenário, criar a iluminação e ter como resultado final, imagens bem interessantes do projeto.

Com isto você poderá impressionar clientes e começar a oferecer seus serviços para o mercado. Se você não possui o conhecimento básico, precisa fazer um curso básico de AutoCAD 2D e 3D, depois um avançado de AutoCAD 3D e por fim, um de iluminação realista neste caso recomendamos o 3ds Max ou Maya por terem recursos mais avançados e atingirem resultados extremamente realistas.

É interessante neste caso, ter aulas com um profissional que já tenha experiência na elaboração de Maquetes Eletrônicas. Desta forma, ele passará os conhecimentos e as dicas necessárias para desenvolver um bom trabalho e em um tempo conveniente.

Na Digital FX você encontrará este tipo de profissional especializado em ministrar treinamentos para este e outros seguimentos.

3 dicas para cursos

  1. Aprenda o AutoCAD Básico e técnicas utilizadas por profissionais da área. Comece aprendendo tudo sobre o ambiente bidimensional (2D);
  2. Aprenda a modelar objetos em 3D com o 3ds Max ou Maya;
  3. Estudar as dicas de como usar o 3D voltado para maquete eletrônica, aprendendo os principais macetes da área, como passar o 2D para o 3D e dar realismo ao mesmo, incluindo materiais, iluminação e tendo um belo resultado final.

Animações em maquete eletrônica para animações de passeio virtual arquitetônico os softwares mais recomendados são o 3ds Max ou Maya. Todo o processo de criação de câmeras, ajustes e animação é concebido dentro do 3ds Max ou Maya a partir de um arquivo vindo do AutoCAD ou outro software. O 3ds Max e Maya são softwares com inúmeras possibilidades, o desafio de aprender somente o necessário para executar o trabalho de maquete eletrônica não é tarefa fácil a partir de cursos genéricos e livros.

Desta forma também sugerimos cursos específicos, que podem ser encontrados em nossa grade de treinamentos. Neste caso, com um custo baixo você poderá aprender o necessário para criar seus projetos de 3D de maquete eletrônica ou outros fins. É uma solução interessante e você pode fazer o curso tranquilamente, no conforto de sua casa ou de sua empresa em horários personalizados. Os cursos são desenvolvidos por profissionais da área, vão direto ao ponto, o que é importante para economizar tempo e facilitar o aprendizado.

Os caminhos

  • Passo 1 – Faça seus próprios modelos, use e abuse da criação de materiais, faça testes de finalização e comece a mostrar seus trabalhos em fóruns de 3D. Uma rápida pesquisa em sites de busca sobre forum 3D vai te ajudar.
  • Passo 2 – Humildade e não parar de se aprimorar, pois sempre terá alguém melhor que você e que poderá colaborar para seu crescimento profissional…

Modelagem de personagem 3D

Hoje o mercado de TV e Cinema necessitam cada vez mais da atuação de personagens virtuais em cenas que podem representar risco para o ator na vida real. Por este e outros motivos os personagens virtuais podem substituir o ator em determinadas cenas da filmagem onde o mesmo deverá ser modelado em um programa de 3D com as características do ator da vida real e com isso representá-lo fielmente nas filmagens.

Para a área de Games também são utilizados cada vez mais modelos virtuais realistas deixando os games bem mais atraentes e competitivos pelos níveis de detalhamento de seus personagens e cenários. O profissional que desejar atuar nesta área deverá ser um artista e ter plenos conhecimentos de desenho anatômico, pois normalmente nesta área os personagens são desenhados e somente depois são modelados em 3D.

O conhecimento em topologia é fundamental para o sucesso do modelo do personagem 3D, pois com isso o mesmo poderá ser animado sem apresentar problemas em sua malha (estrutura).

Qual programa escolher?

AF: Programas como o Autodesk Maya e 3ds Max são extremamente usados para estes fins porem com o advento de novas tecnologias também são utilizados programas especialistas em modelagem como o Z-Brush e Autodesk MudBox. Estes por sua vez possuem ferramentas extremamente poderosas para a área de modelagem e textura de personagem e cenários alem de possibilitarem uma excelente integração com os outros programas 3D como o Autodesk Maya e 3ds Max.

Por onde começar?

Sempre comece pelo básico para então entrar em um mercado mais amplo. Divulgue seus trabalhos em fóruns de 3D e sempre mantenha contato com os profissionais que conheçam os softwares mais utilizados no mercado e procure aprender as técnicas mais comuns. Procure aprender tudo sobre os recursos de modelagem do programa escolhido e depois aprenda como integrá-lo a outros programas para atingir resultados mais avançados.

Animação de personagem

Para a área de animação de personagem as empresas de Game, TV e Cinema necessitam cada vez mais de profissionais altamente capacitados a animar com um grau de perfeição personagens virtuais. Empresas como a PIXAR, DreamWorks, Blizzard, ILM etc conseguem atingir resultados extremamente perfeitos em suas animações, pois possuem este tipo de profissional e que sabem explorar os recursos do programa.

Assim como na modelagem de personagens 3D a animação do mesmo deverá ser possível de substituir o ator em determinadas cenas da filmagem onde o modelo 3D deverá ser animado em um programa de 3D de forma a substituir o ator da vida real e com isso representá-lo fielmente nas filmagens.

Qual programa escolher?

Programas como o Autodesk Maya e 3ds Max são extremamente usados para estes fins, pois possuem ferramentas extremamente avançadas possibilitando assim uma animação de alto nível. O Autodesk Maya é um programa predileto nas empresa de TV e Cinema, pois o mesmo possui recursos de animação de alto nível. Já o 3ds Max é bastante utilizado pelas industrias de Games por conta de seus recursos abrangerem mais este setor. Outro programa muito utilizado para estes fins é o Autodesk Motion Builder porem este por sua vez é mais utilizado para interagir com os outros programas de 3D.

Por onde começar?

Sempre comece pelo básico para então entrar em um mercado mais amplo. Divulgue seus trabalhos em fóruns de 3D e sempre mantenha contato com os profissionais que conheçam os softwares mais utilizados no mercado e procure aprender as técnicas mais comuns. Procure aprender tudo sobre os recursos de animação do programa escolhido e depois aprenda como integrá-lo a outros programas para atingir resultados mais avançados.

Efeitos Visuais (VFX)

VFX é a sigla usada para definir Visual Effects (Efeitos Visuais). Games, TV e Cinema são empresas mais indicadas para este tipo de trabalho e que exige maiores requisitos do profissional que pretende atuar neste seguimento.

É importante que o profissional que desejar atuar nesta área tenha plenos conhecimentos de algum software 3D quanto à iluminação, composição, animação alem de conhecimentos básicos de modelagem e também saiba utilizar recursos de algum programa de pós-produção. O profissional que desejar trabalhar com VFX deverá dominar os recursos de Partículas do programa 3D escolhido, composição com Chroma Key, e máscaras com Alpha Channel.

Qual programa escolher?

Programas como o Autodesk Maya e 3ds Max são extremamente usados para estes fins, pois possuem ferramentas extremamente avançadas possibilitando assim uma animação de alto nível. O Autodesk Maya é um programa predileto nas empresa de TV e Cinema, pois o mesmo possui recursos de efeitos de alto nível. Já o 3ds Max é bastante utilizado pelas industrias de Games por conta de seus recursos abrangerem mais este setor.

Também recomendamos aprender a utilização de programas de pós-produção como o Adobe AfterEffects, Nuke, Fusion ou o Autodesk Composite, pois são muito utilizados para as finalizações dos efeitos gerados nos programas 3D.

Por onde começar? 

Novamente sempre comece pelo básico para então entrar em um mercado mais amplo. Divulgue seus trabalhos em fóruns de 3D e sempre mantenha contato com os profissionais que conheçam os softwares mais utilizados no mercado e procure aprender as técnicas mais comuns. Procure aprender tudo sobre os recursos de efeitos do programa escolhido e depois aprenda como integrá-lo a outros programas de pós-produção para atingir resultados mais avançados.

Que outros aspectos devem ser levados em conta na hora de se criar algo em 3D?

AF: A aplicação do 3D não deve ser visualizada como um ponto isolado e sim parte do contexto de uma cena; com princípios físicos, matemáticos e óticos.

A resolução da tela, por exemplo, faz diferença? Como conciliar 3D e UX Design?

AF: Sim, pois, pode alterar o grau de realismo do objeto ou cenário. A melhor forma de conciliar o 3D com a usabilidade e interface é expor o produto ao cliente e fazer com que o mesmo tenha total liberdade para interação.

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O web designer Carlos Ulloa citou como exemplo recente de bom uso de 3D na web a experiência musical da cantora Ellie Goulding, que pode ser vista neste link.