Calibre
É uma ferramenta gratuita e open source para gerenciamento de bibliotecas de livros digitais que contém diversos recursos muito úteis. As mais interessantes são a possibilidade de converter ebooks para diversos formatos e a de fazer download de um feed e transformá-lo em um ebook. Dessa forma, você pode ler seus feeds em formato de livro digital. Para mais informações, contribuições e download, acesse!
Thunderbird
Uma das melhores alternativas para você que não gosta de utilizar o webmail e não está a fim de pagar uma fortuna de licença em gerenciadores de e-mail proprietários. O Thunderbird é gratuito, tem seu código fonte aberto e, por isso, possui uma gama infinita de funcionalidades nativas e outra gama que pode ser acoplada a ele através de complementos, da mesma forma como acontece com o seu irmão, o navegador Firefox. Para saber mais sobre o Thunderbird e contribuir um pouco mais com a comunidade, acesse!
GIMP
Um software para edição e tratamento de imagens totalmente open source e gratuito. Devido à forma como foi desenvolvido, ele possibilita que a comunidade de desenvolvedores consiga criar várias extensões para ele, o que agiliza muito a inserção de novas funcionalidades na ferramenta. Hoje o GIMP está na sua versão 2.8, funciona em vários sistemas operacionais e encontra-se traduzido para um grande número de idiomas.
Noosfero
O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e de economia solidária que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa num mesmo sistema. Conheça, use, participe e contribua com esse projeto de software livre!
Pidgin
É um programa de chat que permite que você se conecte em várias contas e múltiplas redes simultaneamente, em uma única janela. Isso quer dizer que você pode ter os amigos de MSN, do Google Hangout, do Yahoo Messenger e até do ICQ em um único aplicativo ao mesmo tempo. Nessa época de muitas redes sociais, ele se torna bastante útil e fácil, além de ter vários plugins que acrescentam uma série de recursos, como criptografia de mensagens.
***
Artigo originalmente publicado na Revista iMasters, na edição de novembro: http://issuu.com/imasters/docs/revista-imasters-8