Olá pessoal. Hoje abordarei um assunto não muito cotidiano, porém ajuda quando houver a necessidade.
Notas
- Será necessário possuir Fireworks CS3 ou superior.
- Lembrando que, se você trabalhe com versões 8 ou inferior do Fireworks, ele importará, mas é necessário exportar do Corel na versão correta em que o Fireworks 8 ou inferior aceite.
O Fireworks ainda não suporta a importação direta de arquivos do Corel Draw (*.cdr), mas existe uma forma de fazer esta importação sem perdas.
Inicialmente vamos ao Corel, onde utilizarei a versão X4, mas testei com as versões X3 e obtive sucesso. Acredito que possa ser feito em versões anteriores.
Quando se fala em exportar arquivos, o Corel é completo. Exporta em diversos formatos e nas mais diversas versões. Existe porém, um formato em específico que não perde a fidelidade nem em cores, nem formato, muito menos na própria estrutura do vetor. O formato do qual estou falando é o AI (*.ai), do Adobe Illustrator.
Então vamos ao que interessa, no Corel, com o vetor pronto para ir para o Fireworks…
Vetor no Corel pronto para ser exportado
Clique em Arquivo > Exportar ou simplesmente Ctrl + E. Escolha o local a ser salvo.
Mude o formato que o arquivo será exportado para
.ai (Adobe Illustrator)
nomeie e na opção formato escolha o formato Adobe Illustrator (*.ai). Clique em exportar.
O Corel irá oferecer uma série de opções, portanto não será necessário fazer nenhuma alteração nas configurações padrão, a não ser que você possua versão inferior ao CS3.
Ao exportar, há somente uma perda; quaisquer textos chegam ao Fireworks como curvas, ou como é chamado no próprio Fireworks “Paths”, independentemente se eles tenham sido convertidos ou não.
No Fireworks…
Exemplo de layout onde será importado o vetor. Pressione Ctrl + R ou File > Import
No Fireworks importe o arquivo clicando em File > Import, ou o comando Ctrl + R e encontre o arquivo desejado. Será aberta a janela “Vector File Options”, (não irei detalhar esta janela). Nesta janela um item que merece atenção especial é o Anti-Alias, que deve estar marcado o tipo “System”, pois é esta opção que mantém a qualidade de imagem que o Corel tem em seus vetores, sem deixar a borda serrilhada. Outro item que também merece é o Scale, pois geralmente os arquivos do Corel são trabalhados em centímetros e isto em pixels se torna gigantesco.
Agora é só clicar em qualquer área do seu canvas e seu vetor está exportado.
Simples não?
É isso aí pessoal, gostaria de agradecer a todos aos leitores, toda equipe iMasters e até a próxima.