Carreira Dev

3 nov, 2008

Novos navegadores não mudaram o mundo!

Publicidade

Recentemente um aluno me perguntou: ” O Google Chrome é um bom navegador?”. Deixei uma resposta imparcial, mas entramos nesta discussão que terminou no artigo abaixo.

Ter diversos browsers como O novo Chrome da Google, o eterno Mozilla Firefox, Opera, Netscape e uma outra infinidade de browsers é muito bom, principalmente quando você vê o seu site funcionando perfeitamente em todos eles. Mas sempre tem algo para estragar a nossa felicidade e se chama Internet Explorer 6. Falo isto não apenas pelos inúmeras falhas em CSS, erros exclusivos e outros bugs. Sempre somos obrigados nivelar nosso projeto para algo mais simples, tirando efeitos, enchendo de hacks no CSS.

Mas não podemos nos esquecer de que os sites são feitos para as pessoas e não apenas para mostrar portifólio, e muitas destas pessoas utilizam o Windows XP com IE6.

A Microsoft sabe a aberração que ela criou quando apresentou o IE6. Tentando se redimir lançou uma atualização do Windows XP que traz consigo o IE7. Teve um avanço interessante, mas como este exige a validação do Windows, e como bem sabemos a maioria dos sistemas operacionais no Brasil são pirateados, muitos já desistem a partir daí e, além disso, veio bem diferente, e foi este um dos principais motivos para a rejeição inicial do IE7, igual ao sistema que este deveria ser o precursor do Windows XP, o Windows Vista.

Com certeza, a adoção de novos browsers seria bem mais simples se todos os canais de comunicação, ou pelo menos os mais influentes, tivessem uma iniciativa como foi a divulgação do Firefox Day. o Google está fazendo sua parte, ou pelo menos tentando, que é divulgar o novo navegador dentro do Orkut que possui publico alvo grande, mas isto não é tudo – poderia aproveitar para divulgar no próprio www.google.com.br.

Para todos os desenvolvedores seria uma notícia muito melhor se descontinuassem o IE6 e outros navegadores semelhantes do que o lançamento de novos navegadores.

Fico muito feliz em saber que empresas como a Mozilla Fundation ou o Google se preocupam com os desenvolvedores lançando estas versões modernas e atualizadas constantemente, seja pela varias atualizações do Firefox ou pela provável eterna versão beta do Chrome, mas enquanto o IE6 não fica para trás, ainda terei que restringir a imagens transparentes no formato gif, testar no IE6 cada alteração do meu CSS e ler com muita calma cada instrução Javascript. Porque o problema é o passado que ainda dita as regras de uma nova internet.

Quem sabe um dia podemos ver uma imagem destas…

Aproveitar e dizer que, tirando os contratempos, o InterCon foi show! Se você não estava lá, não sabe o que perdeu.

É isso aí pessoal e até o próximo artigo…