Protótipo é uma palavra derivada do grego, onde Protós, significa primeiro e Typos, significa tipo; mas uma tradução mais correta, seria: primeiro modelo, que está em fase de testes, estudo, ou planejamento.
Uma vez que por meio de pesquisa de usuário foi identificada uma necessidade, é gerada uma ideia que atende essa necessidade e desenvolve-se um protótipo. Em seguida, você o testa para saber se ele atende à necessidade da melhor maneira possível. Então, você pega o que aprendeu com os testes e altera o design. Depois disso, você cria um novo protótipo e começa o processo novamente até que o produto fique “redondo”.
Nesse outro artigo, explico de forma simples as etapas do processo:Prototipagem iterativa e feedback para melhorar UX Design
Vantagens
A maior vantagem da prototipagem é que ela impede que fatores (funcionalidades, processos etc) importantes sejam esquecidos. Isso também impede que suposições vazias baseadas no “eu acho…” sejam implementadas no projeto. A prototipagem pode ser particularmente útil quando uma equipe se depara com várias ideias e não tem certeza de qual caminho seguir.
Benefícios
- Ajuda a descobrir problemas mais cedo;
- Garante que os requisitos do sistema atendem às necessidades;
- Ajuda no relacionamento com o cliente (exibir a evolução do projeto);
- Testes de aceitação do produto (para saber se o produto é bem visto);
- Fornece uma melhor visibilidade do progresso do projeto;
- O feedback do usuário é mais confiável (esse é o melhor de todos).
Ok, entendi! Em que momento eu uso isso no meu projeto? Em qualquer fase do processo de desenvolvimento, porque é mais barato criar um protótipo para testar, do que desenvolver um sistema ou produto e, em seguida, alterar com base no feedback do usuário.
Há um grande número de ferramentas no mercado que permitem que você crie protótipos interativos para aplicações web e software – e a maioria são bem baratas.
Por exemplo: Sketch, AdobeXD, Invision, Marvel e outros.
Qual a melhor delas? Aquela que atende a sua necessidade. Eu uso AdobeXD porque ele é muito rápido para criar protótipos e a integração entre as ferramentas da Adobe é excelente.
A pesquisa de usuário feita antes do desenvolvimento do produto tem de lidar com informações/ações que as pessoas dizem que vão fazer na maioria dos casos.
Na prática
A pesquisa de usuário feita antes do desenvolvimento do produto, tem de lidar com informações/ações que as pessoas dizem que vão fazer na maioria dos casos. Mas, não há nenhum produto disponível para examinar o que elas realmente fazem. Assim, o primeiro modelo de um determinado produto é suscetível a refletir o “uso teórico”, em vez da sua utilização efetiva.
Com o protótipo, podemos fazer testes com os usuário para determinar o que eles realmente fazem quando confrontados com o produto (esse é o pulo do gato).
Concluindo
A prototipagem é uma abordagem de custo-benefício que coloca a experiência do usuário no centro do processo de desenvolvimento. Você consegue antecipar/prever a maioria dos problemas e ter mais tempo para resolvê-los na fase de desenvolvimento e não no pós-lançamento. Economiza tempo e dinheiro.
Leitura
- Interaction Design Basics
- Iterative User Interface Design
- The Ultimate Guide to Prototyping
- Three Reasons to Start Designing Iteratively
Gosto de ouvir opiniões, se tiver alguma; estamos aí. You got it!