DevSecOps

22 abr, 2015

Geração receita de bolo

100 visualizações
Publicidade

Sim, estamos na era da receita de bolo, não importam mais aspectos como cultura, partes interessadas etc. Repetimos os mesmos métodos que outros criaram e utilizaram, com objetivo de obter seus resultados, mesmo que esses métodos não tenham o menor sentido para o nosso contexto, estamos preguiçosos e acomodados o suficiente para não pensar mais no que é melhor para os nossos projetos.

Criando receitas

Se você quer ganhar dinheiro, apenas pense, invente um método, seja para ganhar dinheiro, produtividade, mulheres, homens etc. Ofereça na Internet e divulgue como se realmente tivesse dado certo para você, e com certeza terá milhares de pessoas comprando seu método, você ganhará dinheiro, as pessoas acreditarão por um curto período e depois se esquecerão de que gastaram dinheiro em algo que não foi aproveitado, até porque irão se culpar pela falta de capacidade para replicar esse método e obter os resultados informados.

Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida – Provérbio chinês

Não me entenda mal, se você criou um método que deu certo, você de fato é diferenciado, mas procure ensinar os passos que fizeram você chegar ao ponto de conseguir criar seu próprio método, não venda seus métodos.

Fugindo das receitas

Se você não quer gastar dinheiro sem ter retorno, evite comprar soluções do tipo receita, que te ofereçam resultados de puro marketing. Estude tudo que seja de seu interesse em sua essência, não somente sua aplicação em determinado cenário, procure entender o motivo pelo qual determinado método gera resultados para determinados indivíduos, mas não compre todos os métodos disponíveis na Internet em busca do que dará certo para você. Estude e pense mais – talvez dessa forma você tenha controle sobre o que está realmente fazendo em seus projetos.

O que faz de uma pessoa um ótimo cozinheiro não é o fato de replicar receitas, mas sim inventar suas próprias – Costa, Diogo

Cenário corporativo

No mundo corporativo, é comum que métodos de sucesso sejam adotados pelas empresas, com o objetivo de otimizar seus processos, mas muitos não compreendem o fato de esses métodos terem resultados distintos quando aplicados. O motivo é simples: algumas empresas possuem capacidade de adaptar determinados métodos de acordo com sua realidade, enquanto outros apenas esperam milagres.

Enquanto existir gerente de projetos que tenha como propósito apenas o bolo pronto, seus colaboradores estarão presos no ciclo da insatisfação, executando sempre os mesmos métodos. Pessoas não são maquinas, busque opiniões internas visando a melhorias, implemente melhorias pequenas – evoluir aos poucos é melhor do que sonhar com grandes revoluções. O que já gerou resultado no passado pode estar resultando em prejuízo. Ae até os seres vivos estão em constante evolução segundo Darwin, por que nossos métodos estão estagnados?