O fluxo do pedido utilizando um sistema Anti Fraude vai depender do gateway de pagamento que a sua loja ou seu cliente está utilizando.
Neste artigo nós vamos utilizar como exemplo o gateway de pagamento próprio da VTEX, mas a diferença do ciclo nos outros gateways é pequena, respeitando um padrão que o mercado já estabelece.
Começaremos pelo cenário de aprovação.
Cenário Pedido Aprovado na Operadora e Anti Fraude:
- Passo 01. O cliente fecha pedido na Loja
- Passo 02. O gateway comunica com a operadora que aprova o pedido
- Passo 03. O pedido é enviado ao Anti Fraude
- Passo 04. O Anti Fraude retorna Aprovado
- Passo 05. O pedido segue para o ERP
Este é o cenário perfeito e não há segredos. O segundo cenário seria o de reprovação do pedido e merece atenção do desenvolvedor / administrador para “tratar” a reprovação.
- Passo 01. O cliente fecha pedido na Loja
- Passo 02. O gateway comunica com a operadora que não aprova o pedido
- Passo 03 . O pedido é cancelado pela Loja (ou automaticamente pelo sistema) no Admin Vtex
- Passo 01. O cliente fecha pedido na Loja
- Passo 02. O gateway comunica com a operadora que aprova o pedido
- Passo03. O pedido é enviado ao Anti Fraude
- Passo 04. O Anti Fraude retorna Não Aprovado
- Passo 05. A loja precisa estornar o pedido junto à Operadora
- Passo 06. O pedido é cancelado pela Loja no Admin Vtex
- Passo 01. O Cliente fecha pedido na Loja
- Passo 02. Pedido segue para o ERP